Guia da Semana

Mesmo sendo controverso, o Emo espalhou-se rapidamente pelo Brasil e fez a cabeça de muitos adolescentes. Uma verdadeira cruzada teve início a partir do momento em que surgiu o movimento, capaz de dividir diferentes setores da sociedade. Odiados por uns e amados por outros, os jovens de franjas gigantes e maquiagem continuaram a causar polêmica por onde transitavam, porém, os costumes utilizados mudaram e novas posturas foram adotadas com a criação do From UK, que agrega conceitos diferentes e abandona a melancolia, a tristeza e o sofrimento típico da antiga moda para abranger um visual inspirado na juventude britânica.

Cabelo desfiado com gilete, tingido de diferentes cores e levantado em algumas partes através do uso de laquê, roupas coladas e uma postura desleixada, indiferentes ao caos do mundo, são características que os diferenciam das demais tribos da cidade. Outra peculiaridade é a utilização de piercing nas mais variadas regiões da face. Múltiplos objetos de adorno perfuram lugares distintos da boca, nariz, sobrancelha, tendo mais de um enfeite em algumas ocasiões, ou qualquer outro espaço disponível na pele completam a exótica aparência da juventude moderna.

UK Club
Foto: divulgação
Para acolher todos os seguidores da onda presente em São Paulo, o recente UK Club, localizado no Ipiranga e que será inaugurado em 5 de abril, disponibilizará a este público especifico na matinê Circuito Bubbaloo, para atrai-los a um dos poucos redutos que também agrega o recente estilo. O diretor de marketing da casa, Bruno Dias França aproveita para explicar sobre o ambiente do lugar, "O clube surgiu a partir de uma jogada meio londrina. O intuito é trazer para dentro do estabelecimento o gosto musical, tecnológico, conforto e qualidade em servir, tudo com o bom gosto do Reino Unido. A idéia dos puffs junto as luminárias, de luz quente baixa, deram um ar de pub.

"Na matinê o público é bem diversificado e varia entre 14 e 18 anos. Eles são exigentes mesmo com pouca idade e sempre estão de olho nos dj´s da casa. Sem dúvida, é uma das festas preferidas do local. Para o bom andamento, não vendemos bebidas alcoólicas e prezamos muito a segurança deles", discursa Bruno, exaltando o motivo que lhe serviu de inspiração para a conclusão do projeto, "Passei alguns anos da minha vida em Londres e em Nova Iorque, pude ver muita coisa diferente e estou importando esta qualidade para o UK Club. Vamos inaugurar em maio a segunda pista, porém ainda é surpresa, não posso falar muito dela".

Inter

Arthur Schneider
Foto: Clariana Bevilácqua
Arthur Schneider, de 13 anos e que cursa a 7º série da escola citzen COC, relata que a maioria dos comentários relacionados ao From UK estão incorretos, principalmente aqueles que afirmam que a nova moda pode ser considerada o pós-emo, pois o mesmo apenas está relacionada a febre emotiva por que o estilo britânico está em evidência e virou novidade entre os adolescentes. Segundo o garoto, todo mundo quer se transformar e adotar o visual baseado no Reino Unido agora, principalmente os emos, que não estão hesitando em trocar os antigos hábitos para aderir à maneira descolada e descompromissada de agir da nova tribo.

"O estilo a ser empregado no momento é não ter estilo, vestir-se como você bem entender, criar um visual que lhe agrade", explica o adolescente de calça jeans colada, camisa xadrez e cabelo repicado com gilete. O jovem começou a seguir o lado alternativo no começou de 2007 quando passou a se identificar com os ideais empregados. A paulista Clariana Bevilácqua, de 17 anos e estudante do 3º ano do ensino médio, concorda com as palavras do companheiro, "Acho que seguir determinado estilo é meio complicado, prefiro mais usar o que eu gosto, sem pensar em seguir um modelo".

Clariana Bevilácqua
Foto: Clariana Bevilácqua
"Na verdade, as pessoas estão tentando ser o que elas nunca serão, pois nasceram no Brasil e provavelmente nunca conseguirão outra nacionalidade. O pior é vê-las fingindo. Acho que a maioria que diz fazer parte não deveria se apegar a rótulos", fala a garota, confessando em seguida a origem de sua base para montar seu visual, "Acho super bonito o estilinho From, eu inspiro nele em alguns aspectos. Em minha opinião, atitude não pode ser definida pelo jeito que você se veste, anda ou age, mas sim pelo som que você gosta. Eu curto bastante screamo, metal core, post hard core, indie e me baseio nesses estilos musicas para me vestir".

Atualizado em 6 Set 2011.