Guia da Semana

O mês de dezembro chegou e, com ele, aquela sensação boa de renovação e esperanças. Afinal, é tempo de refletir sobre tudo o que aconteceu no ano, de renovar nosso estoque de sorrisos e, sem dúvidas, de fazer esse sentimento bom chegar a todas as pessoas que estão ao nosso redor.

Por isso, para que você possa doar um pouco de si a quem precisa, levando amor e fé, o Guia da Semana lista campanhas solidárias para fazer parte neste Natal. Confira:

PAPAI NOEL DOS CORREIOS

Realizada há mais de 20 anos, a campanha Papai Noel dos Correios é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil. Desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais dos Correios, tem por objetivo principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes de Natal das crianças em situação de vulnerabilidade social. Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade. Para participar, clique aqui

AACC

A AACC, Associação de Apoio à Criança com Câncer, é uma organização sem fins lucrativos que oferece gratuitamente hospedagem, alimentação, transporte, assistência social, tratamento psicossocial e existencial a crianças com câncer e suas famílias que moram distantes de São Paulo, o maior centro de tratamentos desta doença no país. O projeto percisa de uma nova van adaptada para transportar as crianças, já que a antiga não atende mais às demandas necessárias. Ajude aqui até 31/12.

AMIGOS DO BEM

No final do ano, milhares de crianças do Sertão conseguem ter um Natal mais feliz. Além de comemorar com o grupo de voluntários da ONG Amigos do Bem, são presenteados com uma sacolinha de Natal. A equipe de voluntários realiza toda a coordenação do projeto, desde o levantamento de dados até a entrega, em mãos, às crianças de cada um dos 4 Centros de Transformação, localizados nos sertões de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Mais do que um presente, a sacolinha é um estímulo para que a criança participe das atividades dos Centros e não falte nas aulas. Para ajudar, clique aqui.

HAMBURGADA DO BEM

A Hamburgada do Bem, trabalho voluntário criado por amigos para ajudar crianças em bairros carentes, vai realizar no dia 10 de dezembro, sábado, uma edição especial de Natal para ajudar 2 mil crianças do bairro Cidade Seródio, em Guarulhos/SP. A festa para a criançada será regada a hambúrguer, batata frita, milk-shake, algodão-doce, pipoca e muito trabalho voluntário. Quem quiser participar do evento como voluntário pode "adotar" uma das crianças participantes, assim ela terá direito a todas as comilanças e brincadeiras da festa e também um presente no final. Para isso, basta entrar no site da campanha e doar o valor referente a quantas crianças você quiser (cada uma precisa de uma ajuda de R$ 25).

Além disso, quem quiser, pode ser voluntário e participar do evento. É possível optar por 3 horários diferentes: Evento Integral , Evento Parcial (manhã) e Evento Parcial (tarde). Para participar, é preciso contribuir com um valor de inscrição, que inclui a doação, café da manhã e o almoço, a soma desses valores cobrirá 80% dos gastos do evento. Inscreva-se aqui.

BRINQUEDO PARA TODOS

A ONG Brinquedos foi fundada há 10 anos e atua com o objetivo de diminuir a desigualdade social, a BPT. Seus projetos Que Natal Legal!, Sons de Natal e Meu Papai Noel trabalham com cartinhas infantis e distribuição de presentes. Saiba aqui como participar com doações ou como voluntário.

NATAL ANIMAL

O projeto Natal Animal surgiu em 2010, inspirado pelas tradicionais "sacolinhas de Natal". Os animais que participam do projeto recebem presentinhos de Natal comprados com o dinheiro arrecadado pela campanha (excetuando as taxas do PagSeguro e do Paypal) e os itens doados são utilizados na manutenção e cuidados básicos dos bichinhos nos abrigos/santuários onde vivem.

A própria equipe faz as entregas dos presentes e todo o processo é registrado com fotos e cupons/notas fiscais. O projeto de 2015 vai ajudar animais que estão abrigados nos projetos Chicote Nunca Mais, Santuário das Fadas, Projeto Mucky, Casa da Passagem São Lázaro e Natal Animal (animais resgatados e abrigados pela própria equipe do projeto). Obs: o projeto ajuda diversos tipos de animais, desde cães e gatos, até porcos, aves, macacos e etc. Para ajudar, clique aqui.

AMIGOS DO NARIZ VERMELHO

Até o dia 12 de dezembro, o projeto Amigos do Nariz Vermelho estará arrecadando brinquedos para o Natal das crianças do Hospital das Clínicas, em São Paulo. A associação funciona desde 2005 e reúne atores, improvisadores e clowns (palhaços) que atuam no trabalho de humanização hospitalar, atingindo, em média, duas mil pessoas a cada visita, entre idosos, adultos, crianças, terceirizados, médicos e enfermeiros. Quem quiser doar, pode encontrar mais informações pelo [email protected] ou pelo telefone (11) 3862-6191. Saiba mais sobre a companhia no site oficial.

CASA NINHO - APOIO À CRIANÇA CARENTE COM CÂNCER

A Casa Ninho oferece estadia para quem foi diagnosticado com câncer, não mora em São Paulo e conseguiu através de liminar na Justiça, serem tratadas em hospitais especializados. Na maioria das vezes, elas não têm onde ficar e se hospedam na Casa, com um acompanhante, durante todo o tratamento, que pode levar anos. Na Casa são preparadas para cirurgias e sessões de quimioterapia que duram, em média, 6 meses cada período. Após a alta temporária, retornam para suas casas e depois de um determinado tempo voltam para avaliação e continuação do tratamento, se necessário. A idade varia de meses a 17 anos, de ambos os sexos. São crianças sem recursos, vindas de vilarejos ou ribeirinhas, com muita esperança em se recuperar.

Todos os anos escrevem a carta para o Papai Noel, que são respondidas e direcionadas a pessoas físicas ou jurídicas para seus pedidos serem atendidos. Anteriormente, eram enviadas aos Correios para que alguém adotasse as cartas. Mas infelizmente não era possível atender a todas as crianças. Os pedidos variam de roupas a DVD player, tablets até celulares. Estes aparelhos eletroeletrônicos são a forma de passarem horas em sessões de quimioterapia, sozinhos, além da distância de parentes e amigos, durante o período fora de casa. Para ajudar, clique aqui.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Dez 2016.