Guia da Semana

Dentre os vários brechós que São Paulo abrange, um em especial se destaca, o brechó Casa Juisi. Além de ter uma história vasta, é o mais completo da cidade, contendo 10 mil peças em seu estoque, das quais acompanham cada década da moda sem perder o ponto forte do local, as roupas vintages.

+ Confira o especial de SP Vintage no Guia da Semana
+ Conheça um pouco mais da história do MASP
+ Bar Léo: Opção do Happy Hour há mais de 70 anos

Casa antiga no centro de São Paulo, três andares de produtos, quatro cômodos amplos mobiliados com móveis antigos, artigos, iguarias, acessórios, além das cobiçadas peças de roupa montam a estrutura física do brechó, que faz aniversário de dez anos em 2013. Surgiu a partir da interação da ex publicitária Simone Pokropp e de seu sócio e marido, Júnior, que, na época, trabalhava como supervisor na Islan.

Além dessa interação, Simone conta que tinham amigos que viajavam muito para o Japão, e que os mesmos lhes traziam peças de roupas da ilha. Simone diz ainda que quando ela e Júnior usavam as roupas trazidas as pessoas diziam “poxa, de onde vieram essas roupas” e foi a partir daí, unindo com os contatos que tinham com pessoas da moda do Bertolini que começaram a realizar bazares dentro de sua própria casa.

O crescimento do bazar ocorreu quando se intensificaram as pesquisas de roupas realizadas pela equipe, a busca por novas peças e a ajuda de amigos que lhes enviavam roupas do Japão, o que nos interessava muito, pois tinham uma modelagem diferente. “Em 2003, São Paulo estava carente de brechó” afirma a gerente da Casa Juisi Simone Pokropp, completando que foi nessa época em que o maior brechó de São Paulo tinha fechado.

Com a procura muito alta pelos bazares realizados em sua casa, Simone conta que deixou a profissão de publicidade e, junto com o marido, Júnior, abriu uma loja na Galeria Ouro Fino, que logo seguiu para a Alameda Tietê e, mais tarde, abrindo as portas no endereço atual. “Durante dez anos a gente juntou roupa, tínhamos mania de pesquisa e fomos acumulando as peças” conta Simone Pokropp, que revelou desejar em transformar o estabelecimento no maior brechó de São Paulo.

Além de ter um acervo completo e amplo, o brechó Casa Juisi vende peças e realiza locação das mesmas somente para uso profissional, no caso, para figurinos de novelas e teatros. A figurinista carioca Reka Koves viajou três dias a procura de um lugar com abrangência em figurinos de época para seu novo longa, e ainda confessa: “a gente não tem uma casa assim, organizada, com coisas polidas e organização”.

Serviço

Brechó Casa Juisi
Endereço: Rua Roberto Simonsen, 108, Sé – São Paulo
Telelefone: (11) 3603-5766

Por Diego Pinheiro

Atualizado em 15 Ago 2013.