Guia da Semana


O roteiro passa pelas principais destilarias, com a possibilidade de conhecer o processo de fabricação e experimentar blends finos

"O uísque é o melhor amigo do homem. É o cachorro engarrafado". Assim já dizia o Vinicius de Moraes, referindo-se à bebida mais apreciada nas rodas masculinas. Agora imagine se o poeta estivesse aqui para fazer uma viagem pelo país de origem de seu companheiro de todas as horas (e não estamos falando do Tom Jobim). Pensando em aficcionados como ele, a Coltro Viagens e Turismo criou o Whisky Festival Tour, um roteiro especial na Escócia, no qual pode-se conhecer as principais destilarias do país, aprender as origens da bebida, e claro, degustar doses de blends tradicionais.

Passeio histórico

O roteiro começa por Edimburgo, onde os turistas visitam importantes palácios e castelos europeus. Entre eles, estão o próprio Edimburg Castle (mais famoso), o Palace of Holyrood House e o Balmoral Castle, que tem sido a residência escocesa da família britânica desde 1848, após ter sido comprado pela Rainha Victoria. Também está no roteiro uma visita ao Stirling Castle, palco do episódio onde William Wallace venceu a Inglaterra em 1297 (momento imortalizado no filme Coração Valente).

Além de Edimburgo, o roteiro passa por Bem Nevis, montanha mais alta do Reino Unido, e a Ilha de Skye. Durante as seis noites do pacote, são oferecidos jantares temáticos em lugares diferentes e inusitados, com visitas a estabelecimentos como uma casa de campo do século 17 (Ballachulish House) e um restaurante dentro do mercado de peixes (Oysters and Seafood Restaurant).


Os escoceses carregam a tradição de produzir os uísques mais vendidos em todo mundo

Tonéis de tradição

Mas vamos deixar a história de lado e ir direto ao que interessa na viagem: as destilarias. A Glen Moray encontra-se às margens do rio Lossie, desde 1897, e mantém as mesmas técnicas de produção até hoje. Lá é possível conhecer os mestres artesãos e saborear o blend da casa antes de partir. Já a Royal Lochnagar Distillery, atual fornecedora da Coroa Inglesa, é famosa por suas raízes de produção ilegal.

Por mais de 60 anos, a família Taylor produz finos tonéis de carvalho usados para envelhecer os rótulos da Speyside Cooperage, a única com um centro turístico próprio. Já a Glen Grand, fundada há cerca de 160 anos, é uma das únicas destilarias escocesas que leva o nome dos seus proprietários. Além da degustação da bebida de puro malte, oferece ao visitante um passeio no seu belo jardim vitoriano.

Para finalizar a rodada, o tour oferece uma visita à destilaria mais antiga do país: a Glenturret, produtora do The Famous Grouse Finest, uísque mais vendido da Escócia. É nesse local que os amantes da bebida entram em contato com as técnicas de produção de blends, além de provar o malte diretamente do tonel. Um bom motivo para abolir de vez o energético e água de coco nessa bebida secular.

Serviço:

Whisky Festival Tour
- Pacotes de oito dias e seis noites, a partir de US$ 5.460,00 (em quarto duplo). Passagem aérea e traslados inclusos.

Coltro Viagens e Turismo
Tel.: (11) 3873 1300

Fotos: divulgação/ Coltro Viagens e Turismo

Atualizado em 10 Abr 2012.