Guia da Semana

A novela Império nem começou e já está dando o que falar. Escrita por Aguinaldo Silva, com direção geral e de núcleo de Rogério Gomes, a produção, que estreia no dia 21 de julho, após o ‘Jornal Nacional’, promete prender o telespectador na poltrona desde o primeiro capítulo.

A nova novela das 21h contará com duas fases. A primeira começa com José Alfredo (Chay Suede), ainda jovem, indo morar com o Evaldo (Thiago Martins) no Rio de Janeiro para tentar a vida na cidade grande. Porém, os planos do menino mudam um pouco após ele se apaixonar pela cunhada, Eliane (Vanessa Giácomo). Cora (Marjorie Estiano), a irmã solteirona de Eliane, percebe o envolvimento dos dois e pressiona Eliane para ela se afastar de José Alfredo. O casal, então, planeja uma fuga, mas no dia da viagem Eliane descobre que está grávida e abandona José Alfredo.

O pernambucano, então, se refugia em Serra Pelada, no Pará, e lá conhece Sebastião Feliciano (Daniel Filho), que o apresenta ao mundo da exploração das pedras preciosas. Depois, convida o rapaz para ir à Suíça e fazer fortuna. No avião, José Alfredo conhece Maria Marta (Adriana Birolli), uma jovem proveniente de família tradicional decadente. Para ter o seu nome conhecido na alta sociedade e ver seus negócios irem de vento em polpa, José Alfredo se casa Maria Marta e têm três filhos. Com a ideia de ficar cada vez mais rico, ele abandona a família para viajar o mundo fazendo expedições.

Na segunda fase, vinte e cinco anos depois, José Alfredo, agora interpretado por Alexandre Nero, decide voltar ao país para ampliar os seus negócios. Conhecido agora como Comendador, ele chega ao Rio de Janeiro acompanhado pela amante, Maria Ísis (Marina Ruy Barbosa), que viverá em pé de guerra com Maria Marta (Lilia Cabral, na segunda fase), que fará de tudo para tirar proveito da fortuna do ex-marido.

Fora Maria Marta, José Alfredo tem outro problema: saber quem o sucederá no comando da joalheria Império, já que nenhum de seus três filhos se interessa pelos negócios. Porém, a grande preocupação da sua vida gira em torno de um diamante rosa que ele encontrou na África do Sul. A pedra, que é um símbolo de poder para ele, foi roubada, e ele acredita que seus negócios não estão dando mais certo por conta do sumiço de seu amuleto da sorte.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 21 Jul 2014.