Guia da Semana

A natação é um dos esportes mais tradicionais das Olimpíadas. Na Grécia Antiga, já era praticado, pois os gregos acreditavam que trazia benéfico ao corpo humano. Mas foram os ingleses que criaram regras e competições para a natação, ainda no século XIX.

Disputado desde a primeira edição das Olimpíadas, é um dos esportes que mais distribui medalhas nos jogos, junto com a ginástica e o atletismo. Para efeito de comparação, o Brasil possui 13 medalhas nas piscinas contra simplesmente 520 dos americanos, líderes disparado.

O Guia da Semana listou histórias e curiosidades sobre a Natação nas Olimpíadas. Confira:

1. Modalidades

São disputadas 17 modalidades no total, sendo que 800 metros Crawl é uma prova apenas para as mulheres e 1500 metros Crawl unicamente para os homens. Nos Jogos de 2016 serão distribuídas 96 medalhas no total.

2. Medidas oficiais

A piscina oficial para competição deve ter 50 metros de comprimento e 25 metros de largura com oito raias de 2,5 metros cada. A profundida da piscina deve ter 2 metros e a temperatura da água deve estar por volta de 25º a 28º.

3. Dia especial

O dia 8 de abril é o Dia Mundial da Natação. Sabia dessa?

4. Empate único

Nas Olimpíadas de 1984, de Los Angeles, as nadadoras americanas Nancy Hogshead e Carrie Steinseifer conseguiram a proeza de empatar a prova dos 100m livre feminino ao bateram exatamente no mesmo tempo. Foi o único empate da história da natação das Olimpíadas.

5. Recordes olímpicos

O nadador César Cielo é dono do recorde da prova dos 50m livre, quando atingiu a marca de 20s91 nos jogos de Pequim em 2008. O mito Michael Phelps possui nada menos do que oito recordes das 16 provas. Vale lembrar que três dessas são em provas por equipe.

6. Emocionou

Nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, o nadador Eric Moussambani, da Guiné Equatorial, deixou o mundo inteiro espantado ao disputar a prova dos 100m livre apenas 6 meses após aprender a nadar.

7. Com folga

Os Estados Unidos conquistaram cerca de um terço de todas as medalhas olímpicas já distribuídas. No total das 1570 medalhas em jogo, os americanos possuem 520. A Austrália é quem aparece em segundo, com 178 no total.

8. Haja fôlego

A prova dos 50m livre é curtíssima, um tiro de apenas uma ida na piscina. Para conquistar o melhor tempo, muitos nadadores não respiram nenhuma vez durante a prova para não perder tempo.

9. Sem pelos

Você já reparou que muitos nadadores não têm nenhum pelo no corpo? Não é uma simples coincidência. É que eles raspam os pelos, porque criam atrito com a água e isso pode fazer diferenças de milésimos no final das provas.

10. Lendas

Nas Olimpíadas de 1972, em Munique, o americano Mark Spitz conquistou sete ouros, se tornando o maior vencedor de medalhas douradas numa mesma Olimpíada. Esse recorde durou até 2008, quando Michael Phelps conquistou oito ouros, vencendo todas as provas que disputou. Phelps é o maior medalhista da história das Olimpíadas, com 22 no total, sendo 18 de ouro.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 2 Ago 2016.