Guia da Semana

Muita gente prefere convidar os amigos para assisitir aos jogos da Copa do Mundo em casa, em vez de ir a um barzinho. A ideia é ótima, já que é garantia de que os convidados não enfrentarão as enormes filas de espera por uma mesa nos bares que transmitem os jogos. Porém, para que a festa dê realmente certo, é necessário organização!

+ Saiba mais sobre a Copa 2014
+ Petiscos para fazer em casa durante a Copa do Mundo
+ Shows gratuitos da Copa do Mundo 2014

Confira oito dicas do Guia da Semana para que sua confraternização com os amigos seja um sucesso:

1. Elabore uma lista de convidados realista
Se você mora num apartamento de 30m² e convidar 30 pessoas, a festa será desconfortável para todos. É melhor ser mais seletivo antes de fazer o convite, chamando apenas a quantidade de pessoas que o ambiente comporta.

2. Eleja o que os convidados devem trazer
Se você pode e quer bancar uma festa sozinho, não há nada de errado nisso. Sorte dos seus amigos, que vão aproveitar uma "boca livre"! Mas se o seu orçamento é mais modesto, peça para os convidados trazerem alguma coisa pré-determinada. Nesse caso, as bebidas são a opção mais prática, já que é possível comprá-las em muitos lugares e os convidados não terão trabalho. Se for essa sua opção, vale comprar algumas cervejas além das que os seus amigos trarão - e elas devem ser colocadas na geladeira ou freezer antes do horário que as pessoas chegarão. Assim, todos terão bebidas geladas desde o começo da festa!

3. Lembre-se dos convidados que não tomam bebida alcóolica
É de bom tom disponibilizar bebidas não-alcóolicas em qualquer festa. Opções práticas são água (com e sem gás), refrigerantes (comum e sem açúcar), chá gelado (com e sem açúcar) e sucos de caixinha.

4. Escolha o que vai servir

Nuts, pipoca, salgadinhos e frutas frescas são opções práticas e rápidas de petiscos. Torradas, pão sueco e grissini com patês também agradam. Você também pode encomendar salgados e doces. Para uma refeição mais "substanciosa", prepare sanduíches de metro: basta encomendar os pães com antecedência a alguma padaria próxima à sua casa e recheá-los da forma que a sua criatividade permitir: queijos, frios, atum, milho, maionese, alface, rúcula, tomate... Use sua imaginação!

5. Pizza é sempre uma boa opção
Se você não sabe cozinhar e não quer ter trabalho de encomendar comida, que tal combinar com os amigos e pedir pizzas antes e depois do jogo? Assim, você economiza (já que a conta será repartida) e todos ficam de barriga cheia.

6. Prepare uma decoração temática
Bandeirinhas, cartazes, toalhas de mesa, guardanapos, copos, talheres e pratos nas cores da bandeira brasileira são itens que podem deixar sua festa mais divertida e alegre!

7. Peça para os convidados usarem roupas com as cores do Brasil
As roupas coloridas dos seus amigos também farão diferença na alegria do ambiente. Se vocês não têm camisa da seleção, não tem problema: usem peças lisas nas cores da bandeira e o visual canarinho já estará garantido! Para as mulheres, também é possível usar bijuterias, maquiagem e unhas nas cores verde, amarelo, azul e branco. Perucas coloridas são outra escolha divertida!

8. Façam barulho
Buzinas, chocalhos, caxirolas, vuvuzelas... Não importa o nome, fazer muito barulho para comemorar os gols do Brasil é fundamental! Disponibilize alguns desses instrumentos e peça para os seus amigos trazerem outros. Assim, a bagunça será sonora!

Por Conceição Gama

Atualizado em 22 Jun 2014.