Guia da Semana

O futebol feminino se tornou esporte olímpico em 1996, nos jogos de Atlanta. Das cinco edições, os Estados Unidos ficou com quatro medalhas de ouro e uma de prata, quando perdeu a única das cinco finais em 2000, para a Dinamarca.

A hegemonia das americanas é grande e a Seleção Brasileira sabe disso. Em 2004 e 2008, as meninas do Brasil perderam a final para elas, ambas em jogos muito disputados e com gols no final, para piorar a derrota. O Brasil, ainda liderado por Marta, cinco vezes eleita a melhor do mundo, ainda tem um sentimento de revanche quando enfrenta as americanas.

Além das quatro medalhas de ouro olímpicas, os Estados Unidos também é o maior vencedor da Copa do Mundo feminina, com três conquistas. A última em 2015.

O Guia da Semana apontou três candidatos à medalha nas Olímpiadas 2016 no futebol feminino. Confira:

ESTADOS UNIDOS

Com todos esses resultados, é impossível não apontar as americanas como grandes favoritas para a medalha de ouro. Ainda embaladas com o título da Copa do Mundo feminina e lideradas pela meio campista Lloyd, bola de ouro da última Copa, e a goleira Hope Solo, elas querem o penta dos Jogos Olímpicos.

BRASIL

O Brasil possui grandes jogadoras, como Cristiane e Marta e, apesar da campanha ruim na última Copa do Mundo, quando foi eliminado pela Austrália nas oitavas-de-final, a seleção tem o fator casa como aliado. As meninas vão jogar com a torcida a favor e muita vontade de ganhar a primeira medalha de ouro em solo brasileiro. O técnico Vadão é experiente e tem tudo pra ajudar no crescimento do time até os Jogos.

JAPÃO

As japonesas são as grandes rivais das americanas atualmente. Em 2011, conquistaram a Copa do Mundo diante delas, mas perderam a final em 2015. O fato é que o futebol feminino no Japão vem crescendo e esses resultados colocam o time como um dos grandes favoritos a conquistar medalhas.

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 21 Set 2015.