Guia da Semana

Na primeira edição da Era Moderna dos Jogos Olímpicos, em 1896, a esgrima já fazia parte do programa de esportes da competição. A origem vem dos combates com espada, quando ainda no século 15 os duelos eram sangrentos e acabavam sendo fatais. A história conta que Pierre de Coubertin, fundador dos Jogos, praticava o esporte.

O maior vencedor olímpico da modalidade é o húngaro Aladár Gerevich com sete ouros entre 1932 e 1960. Já o italiano Nedo Nadi é o único da história que conseguiu vencer a medalha de ouro com as três armas.

OBJETIVO

O objetivo principal é tocar a ponta da espada no adversário sem ser tocado. Para vencer o combate na primeira fase, é preciso atingir o rival por 15 vezes. São três rounds com três minutos de duração e se ninguém alcançar o número necessário vence quem estiver com mais pontos no final do tempo regulamentar.

AS ARMAS

A esgrima possui três armas diferentes. As medalhas são separadas a partir delas. O programa atual é a competição individual masculina e feminina com cada arma. Por equipes, ambos os sexos disputam no florete, só os homens no sabre e só as mulheres na espada. No total são distribuídas 10 medalhas. Conheça mais detalhes sobre as armas na figura abaixo.

MOVIMENTAÇÃO E GOLPES

Balestra

É a ação ofensiva iniciada com um salto em direção ao adversário

Flecha

É um golpe repentino que surpreende o adversário

Em guarda

Comando dado pelo juiz para iniciar o combate

Por Guilherme Schiff

Atualizado em 27 Jan 2016.