Guia da Semana


Por Emerson Viana

Ex-esporte olímpico - integrou os Jogos de 1900, 1908, 1920, 1924 e 1936 -, o pólo equestre tem ganhado cada vez mais adeptos. Diferente de práticas populares como futebol e atletismo, porém, este é praticado por milionários. O Brasil é um dos cerca de 50 de países em que o esporte é tradicional, contando com 500 polistas catalogados, entre os quais se destacam nomes como João Paulo Ganon e membros da família Diniz - dona do Grupo Pão de Açúcar.

O empresário Rico Mansur, 36, é outro que vez ou outra é visto em campeonatos nacionais e internacionais. Polista desde os 13 anos, o ex-dono das falidas redes Mesbla e o Mappin explica que esporte exige muito de seus atletas. "Trata-se na verdade de um conjunto. É preciso muito condicionamento físico e treinamento", revela ele, que coloca os Abertos Helvetia e Estado de São Paulo, além da Copa Giorgio Moroni, entre seus principais títulos conquistados.

Histórias dão conta que a prática nasceu na Ásia e se popularizou na Índia, mas foi a Inglaterra que reorganizou as regras no século 18. Hoje, o pólo reúne oito atletas - quatro em cada equipe - em um campo cujas medidas variam de 230 a 275 metros de comprimento e de 130 a 146 metros de largura. Munido de um taco e de um cavalo de raça, o objetivo do solista é acertar a bola de oito centímetros de diâmetro em um gol com uma largura de 7,3 metros.


Copa Christofle 2010 no Helvetia Polo Country Club

O esporte que mais parece um hóquei na grama exige que cada jogador utilize em média seis cavalos por partida - um para cada chukker (tempo) de sete minutos. Além de custos com a compra do animal, geralmente um Puro-Sangue Inglês que meça entre 1,45 e 1,58 metros de altura, o atleta desembolsa também com itens como cocheiras, veterinário, tratador e os demais equipamentos, entre eles tacos, bolas, joelheiras, capacetes, luvas, botas, chicote e espora.

O campo, obviamente, também exige boas cifras bancárias. Geralmente, clubes e áreas de luxo cumprem essa função. Apesar de São Paulo ser considerado o principal centro do esporte no país, estados como Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul proporcionam boas opções aos interessados. E para que a vontade não morra após a leitura desse texto, o Guia da Semana recomenda alguns deles:

Helvetia Polo Country Club, em Indaiatuba (SP)

Sociedade Hípica Paulista, em São Paulo (SP)

Itanhangá Golf Club, no Rio de Janeiro (RJ)

El Paraíso Polo Club
, em Viamão (RS)

Atualizado em 10 Abr 2012.