Guia da Semana

Quando você pensa em patinete, certamente deve imaginar uma criança em cima dele. O que talvez nem passe pela sua cabeça é que ele já virou um esporte radical com direito a competições e tudo.

+ Saiba onde comprar sua bike em SP
+ Conheça as melhores pistas de BMX em São Paulo

O patinete existe desde a década de 60, mas ninguém nunca deu tanta bola pra ele até no início dos anos 2000, quando rolou um boom na Austrália, EUA e Inglaterra. “Teve uma marca norte-americana que reinventou os patinetes e começou a fabricar uma linha mais leve e dobrável. Foi então que rolou uma explosão”, explica Ricardo Silva, que é um entusiasta do patinete no Brasil.

Ricardo trabalhou no ramo de skate e patins e acompanhou de perto o crescimento da modalidade na Austrália, onde morava. “Por volta de 2004 e 2005, teve uns molequinhos, que já estavam andando desde 2000, que começaram a praticar freestyle nas pistas. De repente eles começaram a trazer o patinete quebrado pra loja”, conta.

Como quebrava sempre no mesmo lugar, exatamente onde dobrava, uma empresa remodelou o patinete. “Esse mercado começou a aquecer e não tinha nenhuma marca especifica que fazia um patinete resistente a manobra. Foi quando a marca australiana Madd Gear desenvolveu um patinete sem dobrar”, diz Ricardo, que também é representante da marca no Brasil. A partir daí, a coisa foi só crescendo. Porém por aqui, ainda está começando...

Mobilidade Urbana

Mas como que fica se você não é criança e nem pretende fazer manobras radicais? Seria um patinete para adultos? Segundo Ricardo, não entra na categoria “patinete para adultos”, mas sim para transporte. "A estrutura é diferente, é um pouco mais confortável e a roda é maior. No exterior vende igual água.”, revela.

Pra você ter ideia, nestes países, além do patinete ser usado como uma opção pra ir e vir do trabalho, algumas corporações até incorporaram o item para a locomoção dentro de grandes empresas, já que reduz de tempo de viagem entre uma unidade e outra.

Em um site britânico, Ben Gibson, diretor de desenvolvimento de negócios da marca inglesa Micro Scooters, afirma que os produtos não são apenas para as crianças pois estão sempre dispostos a incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa.

E aí? Preparado pra deixar o carro em casa e se aventurar pelas ruas com um patinete?

Por Juliana Andrade

Atualizado em 16 Mar 2014.