Guia da Semana

Pela primeira vez, a vida de um dos maiores ídolos da música brasileira ganha o palco no musical Cazuza - Pro dia nascer feliz. O espetáculo de Aloísio Abreu, com direção de João Fonseca, estreia no dia 4 de outubro, no Theatro NET Rio.

Para a construção do texto, Aloísio partiu das conversas com pessoas próximas a Cazuza e se baseou nos livros "Só as mães são felizes", de Lucinha Araújo, "Preciso dizer que te amo", de Regina Echeverria, e "Por que a gente é assim?", de Ezequiel Neves, Guto Goffi e Rodrigo Pinto.

A curta e intensa vida de Cazuza é intepretada pelo ator e músico Emílio Dantas, de 30 anos, que faz sua segunda incursão em musicais. Susana Ribeiro, André Dias, Yasmin Gomlevsky, Thiago Machado, Marcelo Várzea, Bruno Fraga, Bruno Narch, Bruno Sigrist, Dezo Mota, Sheila Matos, Juliane Bodini, Oscar Fabião, Saulo Segreto, Osmar Silveira e Fabiano Medeiros completam a escalação. Dão vida a nomes como Caetano Veloso, Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Frejat, Dé Palmeira, Lucinha e João Araújo, entre vários outros personagens que gravitaram no universo de Cazuza.

A cenografia de Nello Marrese traz, segundo o próprio, "um cenário poético e limpo". Com chão de areia, representa o Arpoador, um dos lugares preferidos do artista.

Os diretores musicais Daniel Rocha e Carlos Bauzys fizeram um amplo trabalho de pesquisa. Ainda que prevaleçam grandes sucessos do Barão Vermelho e da carreira solo, os profissionais foram atrás também de alguns trabalhos ainda não produzidos. Foram usados teclados programados com samplers e sintetizadores usados nas gravações do Barão. Dois guitarristas se revezam também entre violão de nylon, de aço e bandolim; além de um contrabaixo elétrico e uma bateria eletrônica programada com os timbres da década de oitenta.

Mapa do local

Cazuza - Pro Dia Nascer Feliz

Preço(s) R$ 100 e R$ 150

Horário(s) Quinta e Sexta, 21h; Sábado, 18h e 21:30; Domingo, 19h

Endereço
Sobreloja – Copacabana. (Shopping Cidade Copacabana)
Rua Siqueira Campos, 143, 22031-072

Por Marco Sá