Guia da Semana

Este evento terminou

No mês em que a artista completa 100 anos, o Instituto Tomie Ohtake realiza a terceira exposição em comemoração ao seu centenário. A mostra Tomie Ohtake – Gesto e Razão Geométrica fica aberta ao público de 23 de novembro de 2013 a 02 de fevereiro de 2014.

+ Veja também a Bienal de Arquitetura de São Paulo 2013
+ Confira a exposição “Cazuza mostra sua cara”
+ Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, a exposição reúne cerca de 80 trabalhos, a maioria pinturas, que abordam como o racionalismo da construção geométrica encontra a pincelada gestual que propõe a linha orgânica, formando aí uma das características importantes da obra da artista.

Segundo Herkenhoff – profundo estudioso de Tomie, curador de várias mostras sobre a artista – uma questão chave atravessa toda a obra de Tomie: a intangibilidade da perfeição. "Ao contrário do racionalismo da geometria ocidental, Ohtake experimenta incessantemente a imprecisão’, afirma.

Nesta grande mostra comemorativa, a partir de trabalhos seminais e de um expressivo conjunto que traz variações formais, como os retângulos, as sombras, a arquiteturas, as elipses, os círculos, as sobreposições, o curador percorre o inesgotável vocabulário plástico do universo de Tomie. Para Herkenhoff, a vontade geométrica da artista não se reduz a uma lógica única e está dispersa entre experiências singulares. "Certa pintura de Ohtake representa a adesão à dita "geometria sensível da América Latina"; noutros casos, está a geometria imprecisa e uma geometria cósmica", destaca.

Outras reflexões de Paulo Herkenhoff o fizeram optar pela pauta geométrica nesta principal mostra em homenagem ao centenário de Tomie. Segundo ele, a geometria da artista, fora da exegese canônica do concretismo, expande o campo e o torna mais complexo. "A pintora contribuiu para a formulação da geometria transcultural do Brasil, que envolve sua relação com algumas imagens estéticas que envolvem valores espirituais, como o enso, o círculo imperfeito no Zen Budismo, e a relação da forma com a sombra, um valor da cultura japonesa tradicional", completa o curador.

Mapa do local

Tomie Ohtake - Gesto e Razão Geométrica

Data 23 Nov 2013-02 Fev 2014
23 de novembro de 2013 a 02 de fevereiro de 2014.

Preço(s) Grátis

Horário(s) Terça a domingo e feriados, 11h às 20h.

Exposição: Pintura

Endereço
(Entrada pela Rua dos Coropés, nº 88)
Avenida Faria Lima, 201, Oeste 01451-001

Telefone (11) 2245-1900

Por Marina Marques