Guia da Semana

Este evento terminou

A partir de 3 de dezembro, para comemorar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, instituições da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo participam da Virada Inclusiva, evento que realiza inúmeras atividades culturais, esportivas e de lazer voltados à inclusão da pessoa com deficiência. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e levará, durante os dias 3, 4, 5 e 6 de dezembro, extensa programação gratuita e acessível para deficientes visuais, auditivos e físicos em todo o Estado de São Paulo.

Na capital paulista, museus como Catavento Cultural, Pinacoteca e Museu Afro Brasil realizam atividades com visitas monitoradas, contação de histórias, entre outras atividades. No interior e baixada santista, os museus Casa de Portinari (Brodowski), Índia Vanuíre (Tupã), Felícia Leirner (Campos do Jordão) e Museu do Café (Santos), também participam com atividades de leitura, passeios culturais e passeio multissensorial.

As Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos também participam da programação com atividades de contação de histórias, bate papo com autor Milton Hatoum, ambos em libras, jogos de tabuleiros e sensoriais, saraus e apresentações teatrais. Para saber a programação completa, clique aqui.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL

Museu Catavento Cultural

"'Museu COM Vivência' - Visita Monitorada"O núcleo Catavento Acessível organizará roteiros com ênfase na associação do conteúdo científico das nossas seções com o dia a dia do visitante, de forma lúdica e pautada por exemplos práticos, explorando o lado sensorial para estimular a interatividade do grupo com as atividades propostas. Esse roteiro se adequará as necessidades dos visitantes, sejam estas impossibilidades físicas ou cognitivas.

Datas: 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: 10h e 14h

Pinacoteca de São Paulo

“Visitas educativas espontâneas em Libras na exposição ‘Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca’”A Pinacoteca de São Paulo, durante a Virada Inclusiva irá oferecer dois horários de visitas educativas espontâneas em Libras (Língua Brasileira de Sinais) para surdos e estudantes de Libras. As visitas serão conduzidas pela educadora surda do PEPE, Sabrina Denise Ribeiro na exposição “Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca” para no máximo 20 pessoas cada, com ponto de encontro no balcão da Ação Educativa na recepção.

Datas: 2 e 4 de dezembro (quarta e sexta-feira)
Horário: das 10h às 12h

Museu Afro Brasil

Visita temática ‘Resistir para viver: histórias e memórias’”A visita terá como foco os processos de resistência individual e coletivo que marcaram e ainda marcam a construção conflituosa da história do Brasil e da formação da identidade nacional.

Data: Dia 5 de dezembro (sábado)
Horário: Às 14h - Visita temática ‘Resistir para viver: histórias e memórias’”

MAC/USP e Museu Afro Brasil

Mesa de debate 'Tecendo vínculos: acessibilidade em educação: A proposta desta atividade é refletir sobre inclusão de pessoas com deficiência em espaços museológicos partindo das experiências dos programas de acessibilidade "Singular Plural" do Museu Afro Brasil e do programa "Viva Arte" do MAC/USP com a participação de uma instituição parceira atendida por ambos.

Data: 5 de dezembro (sábado)
Horário: Às 15h

Casa das Rosas

“Apresentação Motivacional do Ballet de Cegos Fernanda Bianchini”: Para celebrar a 6ª Virada inclusiva e promover a discussão sobre preconceito e rompimento de barreiras, a Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura convidou a Associação de Ballet e Artes Fernanda Bianchini, único Ballet profissional de cegos no mundo, para uma apresentação única.

Data: 5 de dezembro (sábado)
Horário: Às 15h

Confira a programação completa no site oficial do evento.

Virada Inclusiva 2015

Data 03 Dez 2015-06 Dez 2015
De 3 a 6 de dezembro de 2015

Preço(s) Gratuito

Horário(s) De acordo com a programação do evento

Por Nathália Tourais