Guia da Semana

Não são poucas as vezes que vemos alguma exposição acontecendo fora do Brasil e ficamos literalmente babando. Algumas mostras até desembarcam no país, entretanto, outras nos deixam só na vontade.

Pensando nisso, listamos algumas exposições que estão acontecendo (ou que acontecerão até o fim do ano) em outros países e que gostaríamos que viessem para terras brasileiras. Dá uma olhada:

10 Picassos from the Kunstmuseum Basel - Museo Nacional del Prado (Espanha)

Picasso retorna ao Prado através de obras do museu suíço que melhor se encaixa com a mensagem de exposição como eles refletem, sob a forma de uma antologia essencial. Alguns dos momentos decisivos da carreira do artista, como o fim de seus períodos azul e rosa, sua incursão no cubismo sintético, seu retorno ao neoclassicismo, a sua experiência durante a guerra e os experimentos dos últimos anos de sua vida são expostos na mostra. A exibição deste conjunto de obras-primas do artista revive sua ligação pessoal e artística com o Prado, que dirigiu durante os anos da Guerra Civil, e dialogou com grandes artistas do Renascimento e Barroco.

Andy Warhol: Campbell's Soup Cans and Other Works - MoMA (Nova York)

A latas da sopa Campbell de Andy Warhol é o "trabalho assinatura" na carreira do artista e um marco na coleção do MoMA. A série de 32 pinturas é a peça central de uma exposição subordinada ao trabalho de Warhol durante os anos cruciais entre 1953 e 1967. A Soup Cans marca um avanço para Warhol, quando começou a aplicar suas estratégias seminais de repetição em série e reprodução de temas-chave derivada da cultura da mercadoria americana.

Warhol também desenvolveu o seu uso assinatura da estética plana e uniforme de foto-serigrafia logo depois que ele completou as latas da sopa. Pela primeira vez no MoMA, as latas da sopa são mostradas em uma linha (em vez de uma grade), ecoando a forma como foram exibidas pela primeira vez na Ferus Gallery, Los Angeles, em 1962. A exposição também inclui desenhos e livros ilustrados de Warhol, feitos em 1950, quando ele começou sua carreira como artista comercial, e outras pinturas, gravuras, esculturas e desde os anos 1960, quando ele se tornou um farol do movimento de arte pop.

Yoko Ono: Woman Show - MoMA (Nova York)

O Museu de Arte Moderna apresenta a sua primeira exposição dedicada exclusivamente ao trabalho de Yoko Ono, tendo cerca de 125 de seus primeiros objetos, obras sobre papel, instalações, performances, gravações de áudio e filmes e material de arquivo. Uma série de obras convidam à interação, incluindo pintura para ser pisado (1960/1961) e no desempenho inovador de Ono, Bag Parte (1964). A exposição baseia-se na aquisição de Gilbert e Lila Silverman Fluxus Gift Collection 2008, que acrescentou cerca de 100 obras de arte de Yoko e coisas efêmeras relacionada às explorações do Museu.

Scorcese Collects - MoMA (Nova York)

Em comemoração ao compromisso duradouro do diretor Martin Scorsese para a preservação da cultura cinematográfica internacional, o MoMA apresenta 34 obras da coleção de Scorsese. A instalação é centrada em torno de um cartaz raro para os contos de cinema de 1951, Hoffmann, e apresenta outras peças de grande formato que representam o trabalho de diretores como Michael Powell, Max Ophuls e Jacques Tourneur e de designers como Itália Anselmo Ballester e Peter Strausfeld da Grã-Bretanha. Além da casa de arte europeia e filmes americanos do gênero, o clássico de Raoul Walsh, "A Regeneração" (1915) e "Scarface", de Howard Hawks (1932), estão incluídos. A exposição será acompanhada por um filme da série Screens Scorsese em agosto de 2015.

Picasso Sculpture - MoMA (Nova York)

Picasso Sculpture é uma pesquisa abrangente do trabalho inovador e influente de Pablo Picasso em três dimensões. Ao longo de sua carreira, Picasso se dedicou à escultura de todo o coração, utilizando materiais e técnicas tradicionais e não convencionais. Ao contrário da pintura, em que ele foi formalmente treinado e através da qual fez sua vida, a escultura ocupa um status exclusivamente pessoal e experimental para Picasso.

A exposição concentra-se ao longo da vida do artista com a prática, com um foco particular em seu uso de materiais e processos. Com mais de 100 esculturas, a mostra é organizada em capítulos correspondentes aos períodos distintos dedicados à escultura.

Picasso e Dalí - Museu Picasso (Barcelona)

A exposição examina a relação entre duas figuras que foram essenciais para a arte do século XX e que, muitas vezes, têm sido tratados como figuras isoladas e politicamente opostos.

O contato entre eles, contudo, foi significativo. Picasso ajudou Dalí durante os primeiros anos da carreira do jovem artista e, mais tarde, tanto Picasso quanto Dali participaram de um projeto surrealista. Ambos respondem simultaneamente aos horrores da Guerra Civil em obras cheias de drama e angústia, tiveram inflluências parecidas e Dalí homenageou Picasso através de seu trabalho.

A exposição apresenta pinturas, desenhos, gravuras e esculturas de Pablo Picasso e Salvador Dalí, alguns dos quais foram dadas apenas em raras ocasiões, de mais de 25 galerias de arte e coleções particulares em todo o mundo, bem como documentos que contextualizam a percepção de ambos os artistas.

Fatal Atraction - The Metropolitan Museum of Art (Nova York)

O artista Piotr Uklanski trabalha com uma grande variedade de materiais (aparas de lápis, louças para pinturas feitas com tie-dye ou pingos de resina colorida e outros) para produzir colagens de arregalar os olhos.

Esta exposição examina a fotografia de Uklanski, localizando seu trabalho com a câmara no centro de sua prática artística. Deleitando-se com linguagens artísticas moribundas ou marginais de uma posição irônica e ao mesmo tempo sincera, o artista subverte e simultaneamente faz uma homenagem aos modos de expressão.

Sol LeWitt: Wall Drawing - Metropolitan Museum of Art (Nova York)

Sol LeWitt é um artista estadunidense minimalista e a exposição, Wall Drawing, traz seus desenhos feitos à mão ao longo da vida. Em 1968, ele ultrapassou os limites de seu trabalho a partir da expansão do quadro, transferindo suas ideias diretamente para a parede.

As composições de parede foram projetadas para duração limitada e máxima flexibilidade dentro de uma ampla gama de configurações arquitetônicas. LeWitt enfatizou a idéia criativa que gera uma obra de arte, em oposição à existência material da obra. "Para cada obra de arte que se torna física", escreveu ele, "existem muitas variações que não."

A mostra conta com dez Figuras Geométricas (incluindo triângulo, cruz, X, diamante) com faixas paralelas de três polegadas de linhas em duas direções.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 15 Abr 2015.