Guia da Semana

Palco de diversidade artística, gastronômica, cultural e turística, a cidade de São Paulo destaca-se pela forma como disponibiliza, ao mesmo tempo, de tudo um pouco. Sem dúvidas, nesse cenário, a multiplicidade de exposições saltam aos olhos de quem mora na capital ou de quem dedica alguns dias para conhecê-la.

Assim, para quem visitou e se apaixonou pela mostra Experiência Alice, que faz uma imersão do visitante na clássica história de Lewis Carroll, a notícia é que muitas outras opções incríveis estão em cartaz na cidade.

E para que você consiga se organizar e saber o que rola de melhor por aqui, o Guia da Semana lista 7 opções imperdíveis que rolam em SP ainda esse ano. Desde as mais famosas e esperadas pelo público às mais alternativas e subjetivas, confira o que você não pode perder:

CASO O ACASO

A exposição coletiva propõe um diálogo entre a produção de oito artistas que desgastam e testam a resistência de materiais, normalmente considerados sólidos e usados em diferentes estruturas. Os trabalhos rompem, inserem brechas ou ainda distorcem elementos tão diversos quanto o cimento, gesso, madeira, argila, cerâmica, vidro, além do próprio espaço expositivo. Desconstruir para reconstruir, construir para destruir, moldar a partir da arquitetura antiga ou atual, aglutinar elementos soltos em um novo objeto. São todos procedimentos observados nas obras desses artistas, nas quais a transformação da matéria se sobressai.

Assim, esses trabalhos tornam palpáveis a impermanência e fragilidade intrínseca desses materiais e das estruturas que eles suportam. Algumas obras aparecem como resquícios de um passado, que desfaz as camadas do tempo, a imagem de paredes desgatadas. Outras, devolvem organicidade e movimento à rigidez de elementos de sustentação, como tapumes e concretos. Transpassando os limites, as obras reunidas na exposição formulam um convite a considerar o avesso, o que há por detrás do muro.

QUANDO: até 15 de dezembro. De segunda a sexta das 11 às 19 horas/ sábado das 11 ás 17 horas
ONDE: Central Galeria
QUANTO: Grátis

SILVIO SANTOS VEM AÍ

A mostra traça um paralelo da trajetória de Silvio com a evolução do sistema de rádio e televisão brasileiros, colocando em destaque este reconhecido e icônico homem do mundo do entretenimento.

Com uma expografia imersiva, a exposição retrata momentos importantes da carreira do apresentador e detalhes da sua trajetória como comunicador por meio da apresentação de materiais inéditos do seu acervo pessoal, assim como depoimentos, fotos, vídeos, entre outros, cedidos exclusivamente para a exposição.

QUANDO: De 7 de dezembro a 17 de março. De quarta a sexta, das 11h às 20h; e sábados, das 10h às 21h
ONDE: MIS
QUANTO: R$ 30 inteira e R$ 15 meia; gratuito para crianças até cinco anos. Para comprar, clique aqui.

CORPO EM MUDA

Berliner realiza um exercício em que a observação de animais em um museu de história natural e figuras humanas desconcertantes convivem com natureza morta e aparições que nos fitam. São imagens que apostam na potência das transmutações, recombinações e decepções no espaço entre o humano e o animalesco.

As imagens de Berliner, contudo, são matéricas. São pinturas, desenhos, gravuras e aquarelas de densidades e constituições próprias, que ganham complexidade pelo acúmulo de gestos e acasos na manipulação do meio. Cada obra se impõe como um corpo na presença dos observadores. No fim, Eduardo Berliner aposta na ambiguidade do ver: de que se reconhece e não se reconhece aquilo no suporte da tela, do papel, da madeira. Um jogo permanente entre abstracionismo e figurativismo subjaz às discussões sobre seu imaginário: trata-se também de pigmento, luz, tamanho e distância.

Entre o imaginário e o matérico, esses corpos em muda dão a ver algo que está em curso na obra de Eduardo Berliner. Uma inflexão parece ter ocorrido recentemente nos permitindo conferir outras conotações às suas imagens e pensar a intensificação do acaso e da destreza na sua pintura e no seu desenho. A menina plantada de Valter Hugo Mãe ecoa na produção de Berliner não por uma referência direta ao universo do autor: encontramos em ambos o instante em que o potencial para mudança congrega os mais distintos caminhos, por onde germinam o raquítico e o gracioso, o prosaico e o brutal.

QUANDO: De 7 de novembro a 23 de dezembro. De segunda a sábado das 10 às 19 horas
ONDE: Casa Triângulo
QUANTO: Grátis

KUWAIT, UM DESERTO EM CHAMAS

A mostra consiste em uma série de 16 fotos registradas por Sebastião Salgado entre o começo de agosto de 1990 e o fim de fevereiro de 1991, durante um dos maiores desastres não naturais do mundo ocorrido no deserto do Kuwait.

As fotos que serão apresentadas na mostra foram tiradas durante a cobertura jornalística da invasão iraquiana no Kuwait feita por Salgado ao jornal americano The New York Times. Essa invasão deixou rastros e mais de 600 poços petrolíferos em chamas durante meses. Com imagens fortes e emocionantes, ele consegue narrar sua saga pelo deserto tomado em nuvens negras de fumaça, algumas vezes tóxicas, e registra o trabalho e esforço de poucos homens focados em apagar o fogo e cessar o vazamento de petróleo da região. As imagens revelam também a extrema tensão do fotógrafo em ficar exposto, por horas a fio, ao calor, ao barulho, ao petróleo e ao perigo constante de uma explosão maior.

ONDE: Galeria Mario Cohen Rua Joaquim Antunes, 177, cj. 12
QUANDO: Até dia 20 de dezembro. Segunda a sexta, das 11h às 19h; Sábados, das 11h às 15h
QUANTO: Grátis

JOGOS DE ENCAIXE

Entre os dias 7 de novembro e 16 de dezembro, o SESC Carmo recebe a intervenção multimídia Jogos de Encaixe, que propões costurar relações entre as pessoas e a cidade, provocando o público a participar dos jogos e sair do seu percurso habitual, fazendo-o voltar para a cidade com uma nova percepção de espaço.

Assim, a intervenção divide-se nas atividades: Volantes, Encaixes, #Colagem, Caça-palavras e Invólucros. Nenhuma necessita de retirada de ingressos e todas são grátis. A interação contará com a mediação direta dos artistas integrantes do coletivo, Anderson Rei e Matheus Giavarotti, nos dias 7, 16 e 30 de novembro e 16 de dezembro

ONDE: SESC Carmo
QUANDO: de 7 de Novembro a 16 de Dezembro. Das 9hs às 20hs
QUANTO: Grátis

DINÂMICA NÃO LINEAR

Entre os dias 2 de novembro e 2 de janeiro do ano que vem, o Centro Cultural Banco do Brasil abre as portas para a exposição Dinâmica não Linear, do artista mexicano Hector Zamora, que exibe a primeira exposição de grande porte em uma instituição brasileira. Por meio de um panorama de sua obra, que vai desde as esculturas do início de carreira até as grandes instalações dos últimos anos, e que frequentemente acontecem no espaço público, a mostra enfatiza a complexidade de uma produção em constante evolução e, por muitas vezes, aberta à participação do público, como na performance/obra sonora Ruptura, concebida especificamente para o vão do CCBB, que aconteceu no dia 2 de novembro.

ONDE: CCBB
QUANDO: de 2 de Novembro a 2 de Janeiro de 2017. De terça a domingo, das 9hs às 20hs
QUANTO: Grátis

ENCARNE VIVA

A Supra Footwear, marca de tênis fundada na Califórnia, promove a exposição de grafitti “Encarne Viva”, do artista paulistano POW, que acontece no Your ID Studios, espaço que conecta o universo da música com o lifestyle urbano, a partir do dia 9 de dezembro e até dia 9 de janeiro de 2017.

A exposição será composta por 15 obras feitas em quadros em diversos tamanhos e cores, e mostra como a rotina diária interfere na vida das pessoas, buscando criar uma atmosfera entre o que é realidade ou fantasia.

Assim, o artista cria uma ponte entre os planos, trazendo seres e personagens à tona, encarnados em tinta, traços, linhas e cores. “Minha ideia é mostrar também que seres abstratos, ocultos e obscuros aguardam a encarnação para sentirem os prazeres e as dores, dádiva ou castigo concedido apenas a aqueles que merecem”, explica Vinicius Lima, que assina com o nome artístico, Pow.

ONDE: Praça Benedito Calixto, 100 – Pinheiros
QUANDO: de 9 de dezembro a 9 de janeiro de 2017
QUANTO: Grátis

Atualizado em 13 Dez 2016.