Guia da Semana

Você já parou para pensar como seria a experiência de ver um museu saindo às ruas? De ver, de perto, as obras em contraste com o urbano? A exposição ComingOut, feita pelo Museu de Arte Antiga, de Lisboa, proporciona exatamente isso.

Em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa e a HP Portugal, as zonas do Chiado, Bairro Alto e Príncipe Real, estão expostas com reproduções de altíssima qualidade de 31 obras-primas da coleção do MNAA, em escala real e providas de molduras em madeira e tabelas, tal qual são expostas nas salas de um qualquer museu.

Saiba mais a respeito e confira as imagens incríveis que recebemos:

PROCESSO

A ComingOut teve vários meses de preparação. O projeto implicou longas caminhadas de levantamento, percorridas por técnicos do MNAA e da Câmara Municipal de Lisboa, uma seleção de obras que teve de respeitar as características e as dimensões das paredes disponíveis, um extenso trabalho de identificação dos proprietários dos prédios e o contato com a Câmara pedindo autorização para afixar nos seus imóveis as reproduções, por um período de cerca de três meses.

PROPOSTA

Para quem se pergunta o motivo da movimentação do MNAA, a intenção é contribuir para a valorização da cidade enquanto destino cultural, seja do ponto de vista de quantos a habitam, seja dos visitantes que a demandam e a que muito importa oferecer uma experiência qualificada.

Além disso, também é uma forma de convidar tanto os turistas como os lisboetas a visitarem o Museu para – através de um diversificado percurso por inúmeros tesouros nacionais, que integram a nossa memória coletiva e contam nove séculos do nosso passado – solidificarem o seu conhecimento sobre Portugal e a sua História.

REPRODUÇÃO DAS OBRAS

A reprodução é da responsabilidade da HP Portugal, utilizando as mais avançadas técnicas de impressão, com o apoio da Ocyan. No final, foi editado um catálogo – espécie de diário ilustrado dos três meses de exposição. ComingOut. E se o Museu saísse à rua? contou ainda com o apoio do Turismo de Lisboa.

MONTAGEM

A montagem da exposição ficou a cargo da Expocena que, durante a noite, foi colocando as 31 reproduções nas respectivas paredes, para que o efeito pretendido pelo Museu fosse conseguido: surpreender o público, na manhã seguinte, com uma exposição ao ar livre no centro de Lisboa. A qualidade da impressão, a escala das obras, as molduras e as tabelas criam a forte ilusão de que o MNAA tinha, na verdade, saído à rua.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 9 Out 2015.