Guia da Semana

"Ritmo de festa que balança o coração, festa divertida, colorida de emoção. O dia é de alegria, então sorria e vem pra cá. A festa continua, a casa é sua, pode entrar". É com esse clima nostálgico, que tem cheiro, cor e sabor, que todas as pessoas entram no primeiro ambiente expositivo do MIS para a mostra "Silvio Santos vem aí", que fica em cartaz até março do ano que vem. Nomeada Programa do Silvio, a passagem nos leva à infância de Silvio Santos e, a partir daí, iniciamos uma deliciosa viagem no tempo.

Entre conosco nessa saudosa e colorida viagem e confira abaixo tudo o que você precisa saber da mostra e os motivos pelos quais não pode deixar de visitá-la:

TRAJETÓRIA SILVIO SANTOS E EVOLUÇÃO DO RÁDIO E DA TELEVISÃO


Crédito: Pedro Melão

Senor Abravanel não nasceu Silvio Santos, tampouco em berço de ouro. Com o início da vida difícil, o apresentador batalhou para chegar onde chegou. Com potencial de persuasão e grande talento para comunicação desde a juventude, teve uma vida inteira dedicada ao seu público.

Ao longo de seus 85 anos de idade, fez história no rádio, na televisão e no meio empresarial, como artista e empresário visionário que sempre soube dialogar com todas as idades e classes sociais.

Assim, a super exposição faz o trajeto não apenas de sua vida pessoal e profissional, mas entrelaça seus acontecimentos com a evolução da história do rádio e da televisão - onde Silvio sempre esteve submerso, fazendo a alegria dos brasileiros e nos dando uma verdadeira aula de comunicação.

O HOMEM POR TRÁS DO APRESENTADOR


Crédito: Pedro Melão

Silvio gravou seu nome na história da comunicação brasileira como o maior animador de todos os tempos. Sua jornada como apresentador e empresário coleciona momentos de superação e êxito, resultado de esforços para atingir o reconhecimento e o patrimônio que tem hoje. Por trás da personalidade que alegra os domingos de milhões de brasileiros está um dos mais talentosos empreendedores da história do país, que soube, como poucos, explorar os meios de comunicação de massa para criar um império que vai muito além de um canal de TV.

MÚLTIPLAS FACETAS DE SILVIO SANTOS, UM HOMEM VISIONÁRIO


Crédito: Pedro Melão

Ao longo da mostra, vemos perspicácias e curiosidades a respeito de Silvio, algumas que já conhecíamos, outras que não fazíamos ideia, e, ainda, as que concluímos com o que podemos ver nos corredores do MIS.

Uma delas é que muito se fala em produção independente de televisão, das leis que criaram as cotas da tv a cabo, das milhares de séries brasileiras e dos canais se abrindo para novidades. Mas, depois, percebemos que no final dos anos 60, Silvio já fazia mais de 40 programas para mais de três canais diferentes e, assim, vemos que, de certa maneira, lá atrás, ele já era um produtor independente, mesmo que não fosse nomeado dessa maneira.

Além disso, foi Silvio Santos que descobriu o potencial dos domingos para a televisão brasileira. Algo que, com determinação e muita criatividade, resultaram em uma trajetória que teve início com vendas de capinhas de título de eleitor e hoje em projetos de grande sucesso.

SBT


Crédito: Pedro Melão

Se em seu início, o SBT fazia campanha dizendo que era o melhor segundo colocado da televisão brasileira para não bater de frente com a TV Globo, hoje vemos que a humildade de Silvio caminhou junto de sua excelência, que transformou o eterno canal segundo colocado na casa do apresentador que ocupa o primeiro. Não por acaso, ele é o único artista de outro canal que a própria TV Globo cita.

PRETO E BRANCO X COLORIDO


Crédito: Pedro Melão

Como a exposição nos faz viajar pela evolução da televisão, que era em preto e branco e depois passou a ser colorida, o espaço expositivo também foi dividido da mesma maneira: o começo em preto e branco, e a partir do ano em que a televisão ganhou cores, a exposição também ganha - o que dá ao visitante um significado simbólico e lúdico ainda mais imersivo e divertido.

PROGRAMAS E INTERAÇÃO

Se o início da mostra é preto e branco e nos faz mergulhar em uma trajetória histórica e sóbria, o final dela é do jeito que mais lembramos de Silvio Santos: divertida e extremamente colorida!


Crédito: Pedro Melão

A partir do primeiro sinal de cor, prepare-se para fortes emoções, pois você poderá participar de programas como "Qual é a Música?", "Roda a Roda", "Topa Tudo por Dinheiro", "Baú da Felicidade", "Troca ou não troca?", "Show do Milhão" e muitos outros, além de dar uma espiadinha na "Vila do Chaves", na "Casa dos Artistas" e no "Programa do Bozo".


Crédito: Pedro Melão

PROMOÇÃO REAL DO BAÚ DA FELICIDADE

A exposição está tão incrível e tão interativa que além de poder participar de diversos programas eternos no imaginário de quem acompanhou a trajetória do apresentador - praticamente todas as pessoas que viveram nos últimos 60 anos - o visitante também pode concorrer a um brinde. Para participar é só preencher o papel do sorteio (disponibilizado no espaço do Baú da Felicidade) com o nome, e-mail e telefone, e colocá-lo na urna. Ao final da temporada da exposição, o MIS entrará em contato com o ganhador.


Crédito: Pedro Melão

ETERNO SILVIO SANTOS: SEMPRE MODERNO, SEMPRE ATUAL


Crédito: Divulgação SBT

Admirado pelos fãs, família, todos os colegas de trabalho, amigos e funcionários, Silvio Santos continua na ativa aos seus 85 anos de idade. Mais do que isso, reinventa-se a cada dia e, sem dúvidas, é um exemplo para todos nós, brasileiros.

Em pleno século 21, transformou o SBT e também seu programa. Passou a falar para novas gerações, criando até o Troféu Internet (versão online do Troféu Imprensa) e um mascote virtual (o Silvinho).

em 2008, "reestreou" sua atração sob o nome de "Novo Programa Silvio Santos" e fez o país e o mundo prestarem atenção novamente em suas câmeras escondidas.

Sempre moderno, sempre atual, nosso eterno Silvio Santos!

SERVIÇO

Temporada: de 7 de dezembro de 2016 a 12 de março de 2017
Horários: das 11h às 20h (terça a sexta-feira); 10h às 21h (sábados); e 10h às 19h (domingos e feriados)
Ingressos: R$ 30 inteira e R$ 15 meia; gratuito para crianças até cinco anos - A bilheteria abre uma hora antes da visitação.

Por Nathália Tourais

Atualizado em 7 Dez 2016.