Guia da Semana

Autor do best seller A Batalha do Apocalipse, que teve 4,6 mil exemplares vendidos informalmente na internet antes de ser lançado pela editora Verus, em 2010, o jornalista carioca Eduardo Spohr se tornou um dos maiores escritores de ficção da atualiadade.

Após reunir um grande público adolescente, principalmente por causa da internet, Eduardo Spohr ressalta que o nicho consumidor de seus livros vem se alargando. “No início surgiu interesse de um público mais jovem, mas hoje em dia a gente vê que atingiu várias camadas”, afirma. Único brasileiro entre os autores de ficção mais vendidos, o jornalista torce para que cresça o interesse dos leitores por nomes nacionais.

Enquanto isso não acontece, no entanto, o escritor indica clássicos que você não pode deixar de ler antes de morrer. E para facilitar ainda mais, o Guia da Semana garante um resumo de cada um desses livros, claro, sem esquecer também as duas obras de Spohr. Confira!

Cinco clássicos indicados por Spohr

1984 (1949) - George Orwell
Sob o pseudônimo de George Orwell, o autor inglês Eric Arthur Blair terminou de escrever o romance 1984 no ano de 1948. Publicado em 1949, o livro de ficção traz à tona marcas de um socialismo que cerceava a privacidade, contava com um órgão de vigilância total e destruía ou manipulava a memória do povo para assegurar o poder.

Xógum - A Gloriosa Saga do Japão (1975) - James Clavell
Com personagens baseados em grandes figuras históricas, Shogun – A Gloriosa Saga do Japão traz à cena samurais e gueixas. Por volta dos anos 1600, o piloto inglês John Blackthorne desembarca no país oriental e, além de criar forte vínculo com senhor feudal Toranaga, vê-se em meio a uma trama que une política, religião, guerra e romance.

Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia (1976) - José Louzeiro
Publicado em 1976 e transformado no filme homônimo, dirigido no ano seguinte por Hector Babenco, o livro Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia retrata a história de um ladrão de bancos da década de 1970. O autor maranhense José Louzeiro narra um pouco da trajetória daquele que empreendeu trinta e duas fugas consideradas espetaculares.

O Iluminado (1977) - Stephen King
Com título inspirado na música Instant Karma, de John Lennon, O Iluminado foi o primeiro best seller do americano Stephen King. A obra traz a história de Danny, um menino sensitivo, e de seu pai, que tenta matá-lo após ser possuído por forças malignas. O pesadelo começa quando a família vai morar no mal assombrado Hotel Overlook.

Os Pilares da Terra (1989) - Ken Follett
Obra literária do escritor britânico Ken Follett, Os Pilares da Terra mistura realidade e ficção para mostrar a Inglaterra do século 12 sob o ponto de vista de vários personagens. Permeado por intrigas, aventuras e política, o enredo se desenvolve em torno de Philip, pedreiro que luta contra tudo e todos para construir uma catedral gótica.

Livros de Eduardo Spohr

eduardo spohr

A Batalha do Apocalipse (2010)
Com cerca de 145 mil exemplares vendidos em pouco mais de um ano, A Batalha do Apocalipse deu visibilidade ao autor carioca no cenário literário. A obra, que é resultado do estudo de crenças e religiões, mostra como o anjo renegado Ablon vaga desde as épocas antigas esperando o grande Juízo Final. Quando o Apocalipse chega, o personagem precisa decidir se luta ao lado de Deus ou de Lúcifer.

Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida (2011)
Apesar de não ser a continuação de A Batalha do Apocalipse, Filhos do Éden pega para si o mesmo pano de fundo. Agora, a luta entre o arcanjo Miguel e grupos revolucionários de Gabriel, seu irmão, acaba com o sossego do paraíso. Em meio ao conflito, dois anjos são enviados à terra para resgatar Kaira, capitã dos exércitos rebeldes. A busca culmina na descoberta das ruínas do reino perdido de Atlântida.

Filhos do Éden: Anjos da Morte

Segundo livro da série Filhos do Éden, conta o passado de Denyel e sua trajetória junto ao esquadrão dos anjos da morte, desde a invasão das tropas aliadas à Europa, durante a Segunda Guerra Mundial, à queda do Muro de Berlim, em novembro de 1989.

Por Emerson Viana

Atualizado em 22 Mai 2013.