Guia da Semana

Por Vivian Ortiz

Hoje, ela é uma vendedora de cocadas que sofre horrores nas mãos do filho ingrato. Porém, num passado distante, já foi a mulher reprimida do comerciante Zé das Medalhas na fictícia Asa Branca e, alguns anos mais tarde, cometeu um dos crimes de maior repercussão na história do Brasil: matou a famosa empresária Odete Roitman. O que essas mulheres, tão diferentes umas das outras, tem em comum? Claro que a interpretação talentosa de Cássia Kiss Magro.

Com 54 anos de idade e 31 de carreira, a atriz atualmente está no ar na novela Morde & Assopra (Rede Globo), está na reprise de Roque Santeiro (Canal Viva) e acaba de sair do ar em Vale Tudo, outra produção de enorme sucesso que ela participou. E marcou. Afinal, depois de tanto mistério, ninguém esquece que foi Leila, personagem dela, quem matou a grande megera da novela, Odete Roitman.

Inesquecível assassina

Durante entrevista para o Vídeo Show (Rede Globo), Cássia Kiss contou que o diretor de Vale Tudo, Denis Carvalho, revelou que a sua personagem seria a assassina dois meses antes do final da novela. Para o restante do elenco, a revelação só veio no último dia de gravações, em 6 de janeiro de 1989, coincidentemente aniversário da atriz.

A grande cena foi gravada somente poucas horas antes de ir ao ar. "No dia seguinte eu estava estampada na primeira página de todos os jornais apontando uma arma", declarou a atriz para equipe do programa de TV. "Virei a maior bandida e assassina deste país. Foi uma loucura". Na carona do sucesso daquela época, ela foi pioneira e chegou até a se envolver numa polêmica campanha contra o câncer de mama, em que mostrava os seios em rede nacional.

Mulher de fibra

Se a atual personagem de Cássia Kiss, a doceira Dulce, sofre com o filho mal-caráter, na vida real a atriz também não teve uma trajetória fácil. Filha de uma dona de casa e de um mecânico, ela nasceu na cidade de São Caetano do Sul (SP), em 1958. Devido a sérios problemas de relacionamento com a mãe, Cássia acabou saindo de casa aos 15 anos, época em que iniciou sua carreira no teatro amador a convite do diretor Ulysses Cruz. Foi o primeiro passo para participar de futuros trabalhos de maior peso.

A estreia na televisão se deu em 1979, na novela Cara a Cara, de Vicente Sesso, exibida pela TV Bandeirantes. Já a chegada da atriz na Rede Globo, onde trabalha até hoje, foi em 1983, quando Cássia Kiss atuou em dois episódios do programa Caso Especial. Porém, seu primeiro personagem de maior repercussão veio em 1985, na novela Roque Santeiro, de Dias Gomes e Aguinaldo Silva. Nela, vivia Lulu, a infeliz esposa do controlador comerciante Zé das Medalhas (Armando Bogus).

Além de Lulu e da inesquecível Leila, de Vale Tudo, Cássia Kiss interpretou diversos outros personagens marcantes nas telenovelas, como a Maria Marruá, de Pantanal, Ana de Barriga de Aluguel, Ilka Tibiriçá de Fera Ferida, Adma de Porto dos Milagres e a beata Mariana de Paraíso. No cinema, atuou em mais de 15 longas-metragem, entre os quais Bicho de Sete Cabeças (2001), Meu Nome não É Johnny (2008) e Os Inquilinos (2009), pelo qual ganhou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival do Rio. No teatro, sua última participação foi em 2009, no espetáculo Zoológico de Vidro, de Tenessee Williams.

Vida feliz

Na vida pessoal, Cássia teve um relacionamento com José Alberto Fonseca, do qual nasceram dois filhos (Joaquim Maria e Maria Cândida) e com o jornalista Sérgio Brandão, com quem teve mais duas crianças (Pedro Gabriel e Pedro Miguel).

Desde 2010, a atriz adotou o nome artístico de Cássia Kiss Magro como forma de homenagear o psicanalista João Baptista Magro Filho, com quem se casou - pela primeira vez de papel passado - em setembro daquele ano. Como podemos ver, apaixonadíssima e num dos melhores momentos da carreira, a atriz só tem mesmo que comemorar.

Atualizado em 10 Abr 2012.