Guia da Semana

por Marjorie Ribeiro

"Eu, enquanto ator, trabalho com um dos diretores mais críticos que conheço: eu mesmo". A frase foi dita por Selton Mello em março do ano passado, na coletiva de imprensa de O Palhaço, quando o filme ainda estava sendo produzido em Paulínia. O longa-metragem, que foi exibido no Festival de Gramado e estreia em circuito nacional em 28 de outubro, registra o seu segundo trabalho como diretor, sucedendo Feliz Natal, produzido em 2008.

Após mais de 20 anos de carreira no cinema, Selton Mello decidiu dedicar-se também aos bastidores, mas sem deixar de lado o papel na frente das câmeras, entrando para a seleta lista de cineastas que acumulam ambas as funções em uma mesma produção cinematográfica. Quer saber quais? Conheça sete diretores, entre nacionais e internacionais, que também atuam nas telonas!

Charlie Chaplin
O criador do célebre personagem Carlitos produziu longas-metragens que entraram para a história do cinema, todos tendo o próprio Chaplin como ator principal - como é o caso de Luzes da Cidade e Tempos Modernos. Foi indicado para o Oscar de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme por O Grande Diretor em 1940, por mais que fosse de conhecimento público seu desprezo à badalada premiação.

Woody Allen
Cheio de características marcantes em seus filmes, uma delas é, sem dúvida, participar de todas as etapas da produção, escrevendo atuando e dirigindo. Nessa lista estão Dirigindo no Escuro, O Dorminhoco, Manhattan, Scoop - O grande furo, Trapaceiros, Todos Dizem eu Te Amo e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.

Alfred Hitchcock
O mestre do suspense também participa de suas próprias produções de um modo bastante peculiar. Hitchcock não interpreta papéis definidos, simplesmente aparece, de repente, em algum momento da trama. Essas aparições ficaram tão famosas que o diretor resolveu transformá-las em atrações do filme. Mas, preocupado em prender a atenção do público ao filme, geralmente surge já no início da narrativa.

Quentin Tarantino
Um dos principais representantes de uma geração que despontou do cenário independente, ele dirige, produz e atua em diversos de seus trabalhos. Tarantino dá o ar da graça nas telonas em sucessos como Pulp Fiction - Tempo de Violência, Cães de Aluguel, Um Drinque no Inferno e À Prova de Morte.

Clint Eastwood
Diretor, produtor e autor da maioria dos seus filmes, já ganhou dois Oscars de Melhor Filme e Melhor Diretor por Menina de Ouro, em 2004, e por Os Imperdoáveis, em 1992, além de ter sido indicado pelo prêmio de Melhor Ator em ambos longas-metragens. Clint Eastwood também atuou em O Estranho sem Nome, O Cavaleiro Solitário, As Pontes de Madison, Cowboys do Espaço, entre outros.

Carla Camuratti
Depois de uma longa carreira de atriz na televisão e no cinema durante os anos 80, Carla Camuratti lançou-se como diretora, produtora e roteirista. É ela quem assina o longa-metragem Carlota Joaquina, considerado um marco da retomada da produção nacional na década de 90, fazendo também um papel pequeno na trama.

Daniel Filho
Mesmo que seja conhecido, principalmente, por seus trabalhos em telenovelas e minisséries na Rede Globo, o ator e diretor também tem uma extensa lista de filmes no currículo. É dele a direção de A Partilha, A Dona da História, Primo Basílio, e os sucessos de bilheteria Se Eu Fosse Você (1 e 2) e Chico Xavier.

Por Marjorie Ribeiro

Atualizado em 10 Abr 2012.