Guia da Semana

Homenagens a Elis Regina em São Paulo

Show comandado por Maria Rita, exposição grátis interativa e um palco da Virada 2012 dedicado aos seus discos, marcam os tributos à cantora

No ano em que é celebrado os 30 anos de falecimento de Elis Regina, uma série de manifestações na capital paulista prestam homenagens à cantora. Para quem é fã de sua voz inconfundível e suas interpretações viscerais, essa é a chance de tentar matar um pouco da saudade dessa musa da MPB.

>> Veja os shows que acontecem nesta semana
>> Confira a programação da Virada Cultural 2012
>> Elis Regina completa 30 anos de morte
>> Saiba os horários dos shows do palco da Elis na Virada

No sábado (05) acontece um show gratuito de sua filha Maria Rita, no Parque da Juventude. No mesmo dia começa a Virada Cultural e um dos palcos é dedicado somente ao seu repertório. Para completar, uma exposição interativa fica em cartaz no Centro Cultural São Paulo, até 20 de maio.

Confira os destaques das atrações!

A exposição Viva Elis, no CCSP, é organizada pelo filho da cantora João Marcelo Bôscoli e reúne um acervo único até 20 de maio. A mostra traz entrevistas, pôsteres de shows, vídeos de apresentações ao vivo, especiais de TV, documentário com depoimentos de artistas e uma sala onde o público pode ouvir a voz de Elis. 

 

Uma apresentação única e gratuita de sua filha Maria Rita acontece no Parque da Juventude no sábado (5), às 15h. O show faz parte de um projeto que roda outras capitais do país e inclui no setlist grandes clássicos do repertório da mãe como O Bêbado e a Equilibrista, Como Nossos Pais, Alô Alô Marciano, Fascinação, entre outras. 

 

Um palco na Virada 2012 será montado exclusivamente para apresentações dos álbuns de Elis. O Bulevar São João – 30 anos sem Elis terá 24h de shows com nomes da nova MPB interpretando trabalhos da "Pimentinha". Para fechar com chave de ouro, seu parceiro de programa de TV Jair Rodrigues encerra o clico de shows cantando o memorável disco Dois na Bossa, no domingo (6), às 18h.

 

Quem era Elis!

Elis Regina Carvalho Costa nasceu no dia 17 de março de 1945, em Porto Alegre. Ainda bem jovem, aos 11 anos, começou a cantar em programas de rádio de sua cidade. Até que entre 1961 e 1963 lançou quatro discos.

O sucesso veio em 1964, quando partiu do Rio Grande do Sul. No ano seguinte, interpretando "Arrastão", composição de Edu Lobo e Vinicius de Moraes, teve seu grande e merecido reconhecimento nacional. Elis venceu o primeiro Festival de Música Popular Brasileira e despontou.

Considerada por muitos críticos a melhor cantora brasileira de todos os tempos, uma de suas características mais marcantes era o temperamento forte. Suas apresentações eram marcadas por grandes performances, que iam de risos a ódio e até lágrimas, o que a tornou referência para tantas outras divas da música. 

Atualizado em 7 Mai 2012.

Por Marcus Oliveira
Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Molejo canta Lady Gaga no "Encontro" e a internet vai à loucura

Grupo fez mashup com as músicas "Cilada" e "Perfect Illusion"

Escola pública fundada por Shakira, na Colômbia, é eleita a melhor do país

Instituição em Barranquilla recebe alunos em vulnerabilidade social

Marcelo Serrado e Marcos Veras se beijam em protesto contra homofobia

Atores participaram do prêmio "Homem do Ano" da revista GQ

Taylor Swift, One Direction e Adele são os artistas da música mais bem pagos de 2016; veja lista completa

Lucros do trio vão de US$ 80 a US$ 170 milhões

Lady Gaga, Bruno Mars e The Weeknd agitam desfile da Victoria's Secret

Apresentação da nova coleção da grife contou com grandes nomes do pop

Evaristo Costa surpreende e empresta gravata à internauta

Apresentador enviou duas peças a um de seus seguidores no Twitter