Guia da Semana

“Eu sou um presente de Deus para o planeta”, proferia o rockstar. Vai dizer se esse cara não era polêmico? Richard é um dos músicos mais talentosos da história, e ele sabia disso, tanto que se auto-denominou “o Arquiteto e Originador do rock”.

+ Ney Matogrosso: um dos maiores artistas do Brasil
+ Centenário Vinícius de Moraes+ Britney Spears, uma mulher de fases

Muitos dizem que Chuck Berry é o pai do rock’n’roll, e talvez seja mesmo pelo fato dele ter sido um dos pioneiros do estilo junto com outros músicos. Mas quando o assunto é rock, rebeldia e atitude, Little leva a melhor.

Richard era o punk da sua época e, além de levar o rock pros quatro cantos dos Estados Unidos, ia contra a “moral e os bons costumes”. Como que um cara poderia se dar bem sendo negro, gay e pobre? Ele conseguia.

O “Verdadeiro Rei do Rock’n’Roll”, como ele também se auto-intitulava, fazia música com a alma e desafiava tudo e todos da época com atitudes que deixavam o publico enlouquecido. Quem aí não lembra de “Tutti Frutti”, “Lucille”?

Infância

Nascido em 5 de dezembro de 1932, em Macon, Georgia, Richard Wayne Penniman (seu nome verdadeiro), foi o terceiro de 12 filhos e começou a cantar logo cedo. Sua família era extremamente religiosa e, aos 10 anos, Richard se tornou um curandeiro espiritual. Ele até chegou a ganhar alguma grana com isso.

Início de carreira

O músico começou suas gravações, em 1951, mas foi com o hit “Tutti Frutti”, lançado em 1955, que ficou conhecido em todo país. O sucesso foi instantâneo e Richard ficou nas paradas tanto nos Estados Unidos quanto no exterior. Depois, foi um estouro atrás do outro como "Long Tall Sally", "Slippin' and Slidin'", "Rip It Up”e "Ready Teddy", todos lançados no mesmo ano.

Tchau tchau rock’n’roll

Em março de 1957, Richard lançou o disco “Here’s Little Richard”, o primeiro de sua carreira. Era uma espécie de compilados de seus sucessos até aquele ano. Seis meses depois, ele entrou numa neura, diz que até teve uma visão, e largou tudo pra virar pastor.

Oi. Voltei!

Quando ele cansou da vida de pastor, em 1962, tentou emplacar sua carreira novamente e foi convidado pra tocar com os Beatles na Inglaterra. Fez bastante sucesso durante dois anos mas depois a coisa oscilou muito - Richard enfrentou a maré alta e baixa por muitas vezes.

Curiosidades

- Ele tinha um defeito na perna esquerda e por isso uma era mais curta que a outra.
- Em 1964 Jimmi Hendrix começou a tocar com Richard, em uma banda chamada Upsetters.
- Seu pai foi assassinado aos 40 anos de idade. Foi morto a tiros por um amigo próximo da família.
- Little Richard era homossexual assumido, mas chegou a se casar com uma mulher e teve um filho.

Por Juliana Andrade

Atualizado em 6 Dez 2013.