Guia da Semana

Por Marcus Oliveira

O guitarrista e produtor John Ulhoa e a vocalista Fernanda Takai do Pato Fu são pais da pequena Nina Takai Ulhoa, de 8 anos, e tem motivos de sobra para comemorar o Mês das Crianças. A banda uniu em um estúdio tudo que os pequenos levam para o parquinho de diversão e fez algo diferente de simplesmente brincar: um CD.

O projeto Música de Brinquedo foi lançado em 2010, pelo selo independente da banda, e lhes rendeu bons frutos. Além das indicações como Melhor CD Infantil no Grammy Latino 2011, que acontece em novembro, e Melhor Show, no 7º Prêmio Bravo! de Cultura, a brincadeira se transformou em um DVD, o Música de Brinquedo Ao Vivo, lançado em setembro desse ano.

Além das 18 faixas que compõem o show, fazem parte do conteúdo extras, como o documentário Música de Verdade, com depoimentos dos autores das músicas regravadas no projeto, como Rita Lee, Zé Ramalho, Sérgio Britto, entre outros.

Em entrevista, o guitarrista John Ulhoa fala sobre o projeto lúdico da banda, comenta a participação da pequena Nina, dá dicas de onde levar os pimpolhos para curtir.

Guia da Semana: Como surgiu a ideia do projeto Música de Brinquedo?
John Ulhoa: Surgiu por ouvirmos músicas que usavam instrumentos assim. Por exemplo, um disco da Turma do Snoopy, tocando Beatles, em 1996. E também de começarmos a visitar mais lojas de brinquedo (seção de instrumentos!) para dar presentes aos filhos e sobrinhos que foram nascendo perto de todos da banda. Comecei a usar alguns deles em minhas produções, e fui percebendo que tinha material para fazer arranjos completos.

Vocês estão lançando agora o DVD. Isso já era previsto desde o início?
No início, não sabíamos nem que iríamos ter um show, uma turnê. Fomos descobrindo aos poucos soluções que tornaram isso viável. Mas assim que começamos a fazer os shows, percebemos que um registro visual desse projeto seria muito rico. As coisas ficam explícitas, as pessoas entendem de onde vem os sons.

Como foi a escolha das canções?
Queríamos músicas conhecidas não só pelas composições, mas pelos arranjos, de sonoridades emblemáticas, que fossem boas de serem transpostas para os brinquedos. E procuramos em nossa memória afetiva, acho que, por isso, a década de 80 é tão bem representada no disco.

Vocês montaram um estúdio em casa para passarem mais tempo com a Nina? Como foi ter a participação dela nas gravações?
Um estúdio em casa é sonho de consumo de qualquer músico, independente da paternidade. Mas é verdade que nos ajuda a compartilhar mais o tempo com ela. Ela participou com seus amigos brincando, nem sabiam que estavam gravando um disco. Ela aprendia as músicas na hora, sem decorar direito, por isso ficou tão espontâneo.

Crédito: Divulgação
John Ulhoa no estúdio pessoal durante ensaio de Música de Brinquedo

Quais as dicas de lugares para os pais levarem os pequenos?
Levem a parques, ao clube, a qualquer lugar onde vão encontrar outras crianças, cada uma com seu brinquedinho novo. É o mais legal, ver todas com sua novidade nas mãos.

Já levaram a Nina a algum show? Costumam ir ao teatro?
Sim, ela vai a muitos shows. Às vezes conosco, quando participamos de festivais, mas também saímos especificamente pra assistir alguns. Teatro também, desde as mega produções da Disney, até as pequenas peças locais em cartaz.

Costumam fazer programas de família em parques e locais abertos?
Sim, nosso favorito é o Parque Guanabara, um parque de diversões muito bonito, com brinquedos em estilo clássico, chega a ser vintage. Fica aqui na Pampulha, em BH, perto de nossa casa.

Quando estão em São Paulo, quais os programas imperdíveis?
Adoro passear com ela no Parque Ibirapuera. Ela adora museus, gosta de todo tipo de exposição, principalmente de coisas antigas. Ela gosta de restaurantes, principalmente os temáticos como japoneses, indianos. São Paulo é, literalmente, um prato cheio nessa área!

Atualizado em 10 Abr 2012.