Guia da Semana

A programação infantil na TV não para de crescer, seja com produções nacionais, seja com desenhos importados da Europa ou dos Estados Unidos. Entre tantas opções, conheça dez programas que se destacam na grade de julho, desde estreias até grandes sucessos que ganharam cara nova:

+ Saiba quais são os filmes infantis em cartaz
+ Leia a crítica de Meu Malvado Favorito 2
+ Programe seu roteiro de férias com as crianças

Confira 10 programas infantis para assistir nas férias:

Educativos

Dora, a Aventureira (EUA)

Criado nos anos 2000 para crianças na faixa dos cinco anos, a série da Nickelodeon é um fenômeno entre as crianças e um alívio para os pais. Dora, a estrela do desenho, anda de um lado para o outro com seu amigo Botas (um macaco), ajudando os colegas e descobrindo soluções criativas para os problemas mais variados. Sua linguagem fácil e visual torna a atração ideal para quem ainda não se alfabetizou. (seg a sex às 8h na Nickelodeon)

Sidney (BRA)

Mais uma dupla de aventureiros pronta para aprender junto com os pequenos: Sidney é um ratinho e Juca Barato, uma barata. Os dois viajam no tempo e visitam importantes eventos da História ou do imaginário mitológico, se metendo em aventuras e conhecendo personagens lendários. (sáb e dom às 11h20 na TV Rá Tim Bum)

Rob, O Robô (CAN)

Rob é um robô curioso (como toda criança), mas ainda não entende tudo sobre os humanos. Ele viaja pela galáxia na companhia de seus amigos para tentar achar respostas para suas (muitas) perguntas. Ao seu lado, estão Ema, especialista em lingüística e em histórias, Orbit, um artista, e T.K., expert em matemática e organização. (sáb e dom às 10h no Discovery Kids)

Traçando Arte (BRA)

Duas traças passam os dias tagarelando num museu de arte. Para convencer Trácio a não devorar os quadros, Jean ensina ao amigo tudo sobre a vida e obra dos artistas expostos ali. A cada capítulo, o público irá conhecer novos pintores e suas técnicas. (sáb e dom às 11h10 na TV Rá Tim Bum)

Música

Eu E O Quarteto Apavorante (BRA)


Explorar diferentes gêneros musicais é o objetivo desta série, que acompanha o descolado Macarrão – um adolescente que anda de skate e é fã de rock n’ roll. Um dia, o garoto conhece um fantasma, zelador de um teatro e muito culto, e os dois se tornam grandes amigos. Juntos, com a ajuda do Quarteto Apavorante (também formado de fantasmas), os dois vão descobrir novos ritmos, do jazz à música caipira. (sáb e dom às 11h na TV Rá Tim Bum)

Larry E Os Sinistros (FRA)

As crianças mais velhas vão se amarrar na nova animação francesa, que tem dublagem de Fiuk e estreia no dia 9 de julho. Um grupo de jovens monstros da Sinistrolândia formam uma banda e decidem viver profissionalmente da música, mesmo sendo estudantes. Larry (Fiuk) é um lobisomen que vive numa república, Victoria é filha do Drácula, Cleo é uma Múmia, Frank é um Frankenstein e Carlito é um extraterrestre. (seg a sex às 11h no Gloob)

Clay Kids (ESP)

Um skatista que adora hip hop, um grafiteiro, um DJ e Gabriel, O Pensador na equipe de dublagem. Clay Kids (crianças de argila, na tradução) chega ao Brasil trazendo um novo espaço para a música jovem e os esportes radicais, além de incluir um personagem cadeirante “cool”. Flippy (Gabriel) é o líder da turma da escola e vai viver suas aventuras ao lado dos amigos, num ambiente underground pouco comum nas animações infantis. (seg a sex às 11h15 no Gloob)

Para se exercitar

Tree Fu Tom (Reino Unido)


A nova animação britânica tem a missão de tirar as crianças do sofá (especialmente os pequenos). Tom é um super-herói, mas, para despertar seus poderes, ele precisa realizar uma série de movimentos – que devem ser repetidos pelos espectadores. Além disso, o personagem tem como amigos uma turma de criaturas de jardim – o que incentiva o público a se preocupar com a natureza. (seg a sex às 13h30 no Discovery Kids)

Clássicos renovados:

O Pequeno Príncipe (FRA)


A obra de Saint Exupéry ganhou uma nova versão – animada e premiada na França pelo “Les Lauriers de La Télévision”. Na produção, o Pequeno Príncipe viaja de planeta em planeta com sua amiga Raposa, enfrentando a Serpente e defendendo o Universo da ameaça do caos. (sex às 20h no Discovery Kids)

Sítio do Picapau Amarelo (BRA)


A história criada por Monteiro Lobato é, mais uma vez, atualizada para agradar às crianças contemporâneas. Nesta versão, o personagem do Saci foi deixado de fora, além de outras referências consideradas racistas da obra original. A violência (que era comum nos mundos fantásticos visitados por narizinho e Emília) também ficou de fora. (seg a Sab às 8h15 no Cartoon)

Por Juliana Varella

Atualizado em 8 Jul 2013.