Guia da Semana

A amamentação e a odontologia

Este simples gesto materno pode trazer inúmeros benefícios à saúde bucal das crianças



A amamentação é incentivada, pois o leite materno é o alimento mais completo e digestivo para os bebês, além de ter ação imunizante, protegendo-os de diversas doenças. Crianças aleitadas no peito têm melhor desenvolvimento mental e maior equilíbrio emocional. Para as mães, este processo é muito benéfico para a saúde, diminuindo a probabilidade de câncer de mama, ajudando na involução do útero e na depressão pós-parto. Além disso tudo, o leite tem reflexos futuros na fala, respiração e dentição da criança.

Um exercício muito importante

Quando a criança é amamentada, está não só sendo alimentada, como também fazendo um exercício físico importante para desenvolver sua ossatura e musculatura bucal. Ao nascer, o bebê tem o maxilar inferior muito pequeno, mas com a sucção do peito toda a musculatura bucal é desenvolvida.

Mamar não é fácil, nota-se aí que o bebê fica bastante transpirado. Esse exercício é o responsável inicial no crescimento harmonioso da face e dentição. Usando mamadeira, é quase inexistente este processo.

Uma atitude na tentativa de evitar apinhamento dental (dentes encavalados)

Maxilares melhor desenvolvidos propiciarão um melhor alinhamento da dentição, diminuindo a necessidade de futuro uso de aparelho ortodôntico. Músculos firmes ajudarão na fala. Durante a amamentação, aprende-se a respirar corretamente pelo nariz, evitando amigdalite, pneumonias, entre outras doenças. Quando a criança respira pela boca, os dentes ressecados ficam mais expostos à cárie e as gengivas ficam inflamadas, os maxilares tendem a sofrer deformações e os dentes, a ficar encavalados, aumentando também o processo de cárie.

A amamentação prepara o bebê para a mastigação

A mamadeira costuma tornar-se uma companheira para a criança ao longo dos anos, habituando-se a uma dieta mole e adocicada, que aumenta o risco de cáries (cárie de mamadeira); a criança tende a recusar alimentos que requeiram mastigação. Depois da amamentação, a mastigação correta continuará a tarefa de exercitar ossos e músculos. A amamentação prepara a criança para a mastigação. Muitas mães reclamam que seus filhos, já crescidos, não mastigam corretamente e recusam verduras e frutas, apreciando apenas doces e iogurtes. Esquecem-se essas mães de que o que os habituou a essa dieta foi o uso prolongado da mamadeira. Mastigação incorreta pode levar também a problemas de obesidade e de estômago.

Evitando hábitos prejudiciais

Atrelada à mamadeira, vem a chupeta e o hábito de chupar o dedo. Eles afetam o posicionamento dos dentes e trazem também conseqüências danosas à fala e à respiração.

Abandonando a mamdeira

A partir dos quatro meses, quando a mãe lentamente começar a introduzir outros alimentos (desmame), deverá fazê-lo usando apenas copos e colheres. Evitar ao máximo o uso de mamadeira ou chuquinha.

Prevenindo a cárie

A primeira consulta odontológica de uma criança deveria ser antes do nascimento do seu primeiro dentinho. Nesse primeiro encontro, o odontopediatra orientaria a respeito da higienização, da dieta e como proceder quando os dentes começarem a irromper e a incomodar o bebê.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte