Guia da Semana



O primeiro corte pode render algumas lágrimas dos pequenos

Eles são lindinhos, crescem rápido e dão muito trabalho. E não estamos falando de crianças, mas sim de suas pequenas madeixas. E quando o assunto é a cabeleira dos pimpolhos, além da dificuldade de determinar hora certa do primeiro corte, também surgem as dúvidas sobre qual profissional procurar e o estilo a ser escolhido. Para ajudar a resolver esse problema, conversamos com quem realmente entende do assunto, o cabeleireiro Cláudio Coelho Berhard, do Constantino Cabeleireiros, que deu dicas valiosas sobre como deixar o seu filho com um visual descolado.

A primeira vez

A maior dúvida entre os pais é descobrir a hora certa de aparar o excesso do cabelo do bebê. Segundo o especialista, não existe uma regra específica. "Vai depender do gosto de cada pai. A única dica é tomar cuidado com a higiene da criança e ver até que ponto o comprimento está incomodando os olhinhos dele", explica.

Mas a tarefa pode não ser tão simples. Tanto no salão, quanto no conforto do lar, os pequenos podem se assustar durante sua primeira vez. "É um pouquinho complicado. Elas acham que o cabelo faz parte do corpo. Quando enxergam ele caindo no chão, começam a chorar muito. Não dá para ter tanta precisão como em um corte adulto", completa Cláudio.

Mais populares

Passado o trauma da cadeira do cabeleireiro, já se pode arriscar estilos antenados com as tendências de moda. E nessa hora, o público infantil não costuma ser menos exigente. "As meninas são mais vaidosas, mas os meninos também mostram preocupação com o visual", brinca Cláudio, que aponta que os penteados mais pedidos sempre estão relacionados à audiência da televisão. "Se existe um personagem que está no gosto da criançada, pode ter certeza que ele será o mais pedido", afirma. Entre os mais populares atualmente, estão o chanel curtinho e o estilo princesa, para meninas, ou moicanos à la Beckhan, para os meninos.

Vale tintura?

Além dos cortes da moda, as meninas também prestam atenção em outros aspectos, como a tonalidade. E isso passou a acontecer cada vez mais cedo. Mas por mais que as pequenas vaidosas insistam em mudar a cor das madeixas, o cabeleireiro faz um alerta. "Não existem produtos especiais para uso infantil. São os mesmo que os adultos utilizam, o que pode até ser perigoso, por causa da amônia". Mas se ainda assim, a mocinha insistir numa mudança radical, Cláudio sugere um tratamento mais natural. "Existem produtos menos agressivos, como xampus tonalizantes e sprays, que são capazes de mudar o visual temporariamente".

Para finalizar...

Mudanças são saudáveis, em qualquer idade. Mas é sempre bom lembrar que exageros (tanto no visual, como em produtos) mesmo que sigam tendências da moda, podem prejudicar o desenvolvimento infantil. "Criança tem que ter cara de criança. Se ela está querendo fazer uma mudança, procure alguma coisa que valorize a sua beleza infantil, sem querer simular um visual adulto. A maior tendência de cortes hoje é exatamente ser natural, valorizando quem você é", garante Cláudio.


Atualizado em 6 Set 2011.