Guia da Semana

A favor da educação

Como a escola e família são importantes na vida da criança

Foto: Sxc.Hu


Desde o surgimento da escola, nunca houve uma preocupação tão grande em estudar e estimular a relação entre a família, a escola e o meio social. Interligadas entre si, seus papeis e responsabilidades, traçados de acordo com a época, a cultura do povo, o cenário político e econômico, não concorrem entre si: são complementares.

A escola deste século modificou e diversificou seus métodos de ensino, introduziu a informática como ferramenta didática, abriu as portas para oferecer uma educação ao longo da vida e trocou o objetivo conteudista pelo desenvolvimento do raciocínio. Entre outras novidades, renovou o papel da educação.

Engana-se quem pensa que este ambicioso movimento prescindiu do apoio das famílias: a participação dos pais, por menor que seja, à distância ou de maneira presencial, é importantíssima e encorajada pelas escolas mais renomadas, pois se reconhece a sua extraordinária relevância na formação infantil, desde o princípio da vida dos filhos.

A instituição escolar e a família possuem seus próprios objetivos para a educação das crianças, o que leva por princípio os pais a buscarem e elegerem uma e não outra escola para as matricular. E no processo educativo que se segue entre a pré-escola e o vestibular - cerca de 15 anos -, não é possível se imaginar que nada de novo aconteça nas duas instituições, ou garanta que cada parte saiba o que realmente ocorre na outra!

Hoje, as pessoas adultas têm mais senso crítico e conhecimento, o que lhes permite apontar erros e sugerir novos caminhos para a educação dos filhos. Isso tanto na rede privada quanto na pública. Tal fato facilita para escolas suficientemente atentas e sensíveis a essa demanda, corrigirem seus rumos e atenderem as aspirações do grupo social.

O respeito à estrutura curricular das escolas, ao trabalho pedagógico e ao corpo de profissionais da educação, assim como aos princípios e valores de cada família, são novamente observados. Com isso, as participações da família na escola, são benvindas e reconhecidas como meios estratégicos de enriquecimento do processo educativo.

As questões relacionadas às dificuldades no aprender também ganham com as trocas de informações da proximidade família-escola. Enquanto os pais podem trazer suas valiosas experiências e conhecimentos pessoais sobre o problema específico do filho, a escola os pode orientar a como apoiar e estimular a aprendizagem formal e informal em casa. Essa troca também tem se mostrado importante para auxiliar no tratamento de questões como o abuso de álcool, drogas, prostituição, pedofilia, violência e envolvimento em grupos anti-sociais, além de ser eficaz contra o insucesso pedagógico e evasão.

Se o objetivo é a educação de qualidade para todos, não basta apenas a escola ser inclusiva. É indispensável a família e a comunidade estarem atualizadas e cientes de sua responsabilidade de participarem na preparação das crianças e jovens para a vida pessoal, social e  profissional, de forma autônoma e responsável. A proximidade familiar é o primeiro e mais decisivo passo nessa direção.


Leia as coluna anteriores de Maria Irene Maluf:


Impondo nossa autoridade 


Agressividade Infantil

Quem é a colunista: Maria Irene Maluf - Especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia

O que faz: Atende crianças e adolescentes com dificuldades e transtornos de aprendizagem. Oferece assessoria psicopedagógica às escolas de ensino fundamental e médio, além de ministrar palestras, cursos e conferencias.

Pecado gastronômico: C H O C O L A T E !!!

Melhor lugar do mundo: Barcelona - Espanha. Mas, para esse lugar ser perfeito de verdade, é preciso estar lá e junto das pessoas que se ama .

Como falar com ela: irenemaluf@uol.com.br ou ligue (11) 3258-5715.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte