Guia da Semana

A femme fatale Nelly Furtado

A mudança de estilo agradou, prova disso é que a cantora está no topo das paradas

Por Larissa Coldibeli


À primeira vista, o visual mais sexy de Nelly Furtado nessa nova fase da carreira agradou a maioria dos fãs. Mas a mudança de estilo foi além da aparência, o que para alguns deles significou a perda da identidade artística da cantora. Vendida ao marketing ou não, a verdade é que com o álbum Loose, ela chegou ao topo das paradas.

Filha de imigrantes açoreanos, ela e sua família se estabeleceram cedo no Canadá. As origens explicam suas influências latinas: além de cantar em inglês, ela aventura-se também em português e espanhol. Aprendeu a tocar trombone aos 9 anos de idade e teclado aos 12. Começou a compor as próprias músicas com apenas 13 anos.

Em 1997, formou um duo musical, mas sentia que não apresentava sua verdadeira personalidade. Cantando num clube noturno de Toronto, conheceu Gerald Eaton, vocalista do Pilosopher Kings. Ele foi colaborador e co-produtor do álbum de estréia, Whoa Nelly!.

O disco valeu-lhe um Grammy de melhor cantora pop pela música I´m Like a Bird e foi um dos mais vendidos da categoria. Outro sucesso foi o single Turn Off The Lights e o hino oficial do Campeonato Europeu de Futebol de 2004, Força, com o qual ela conquistou definitivamente o Velho Mundo. Em setembro de 2003, nasceu Nevis, filha da cantora com o ex-namorado Jasper Gahunia, mais conhecido como Lil´Jaz. No mesmo ano, chegou às lojas o segundo álbum, Folklore. As principais músicas do disco foram Poweless (say what you want) e Try.

Agora mais sexy e madura, Nelly Furtado mostra a que veio com o novo álbum Loose. Com pesadas influências de hip hop e R&B, o disco se distancia dos trabalhos anteriores, mas ela rebate as críticas dizendo que não pretende ser uma artista pop para sempre e o considera "menos intelectual". Quanto ao seu lado sexy, a luso-canadense acredita que foi favorecido pela maternidade e pretende ter outros filhos.

Os duetos, que para a cantora são um aprendizado e a caracterizam desde o primeiro álbum, não serão abandonados. Já assinou parcerias com Juanes, Chris Martin, do Coldplay, e Timbaland, que é garantia de sucesso. Ele está com Nelly no superhit Promiscuous e é o responsável pela consagração de grandes nomes, como Justin Timberlake e Missy Elliot. Alguns fãs podem ter se decepcionado, mas a verdade é que o show business se rendeu à Nelly Furtado.


Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte