Guia da Semana

A hipnose chamada televisão

Por que a TV tem o poder de fascinar crianças e deixá-las por tantas horas concentradas?

Foto: sxc.hu


"Alienante e nociva". Quando o assunto é televisão, estudiosos e educadores do mundo inteiro se dedicam para comprovar os males que ela pode causar durante a infância. Mas, na prática, a sociedade é rendida a esse grande veículo de comunicação e suas crianças passam horas entretidas em programações animadas. Tão envolventes, as atrações aguçam a curiosidade dos adultos que buscam entender o que tem a televisão de tão dominadora.

Realizado pelo Center for Media Education, um estudo provou que crianças de todo o mundo assistem, em média, de três a quatro horas de TV por dia. A pesquisa revelou ainda que esta é a atividade mais desempenhada por crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos.

Para alguns, o fascínio que a tv desencadeia nas crianças é uma qualidade. Para outros é um defeito. Mas, a discussão parece até um pouco retrógrada já que muitos pais aderiram à chamada "babá eletrônica" para garantir momentos mais tranquilos dentro de casa. Além disso, a essa altura do campeonato, as produtoras estão investindo pesado em novas criações, desenhos animados, filmes mirabolantes, histórias em 3D e tudo o que atrai cada vez mais o público infantil.

As animações, cores, movimentos, linguagens, efeitos sonoros e fantásticos com o avanço tecnológico seduzem hoje numa proporção maior do que antigamente. E essas combinações realizadas por artistas e criadores da área são aceitas com mais facilidade pelo mundo lúdico da criança. Faz parte das ações naturais do dia-a-dia da criança se envolver em histórias que alimentam sua imaginação. Aí está a resposta para tamanho encantamento.

O diretor de animação da Oca Filmes Guilherme Alvernaz explica que não existe segredo para determinar o sucesso que a TV faz diante dos olhos da criança: "O próprio desenho animado é lúdico e amarra a atenção dos pequenos. A característica básica de um bonequinho já encanta e invade a imaginação infantil. Não precisa de nada muito extraordinário, basta construir personagens em que a criança rapidamente identifique sua personalidade, seus adjetivos e o contexto da história."

Guilherme esclarece também que para cada idade é produzido um tipo de desenho: "Para menores de 6 ou 7 anos, é importante que a história seja o mais simples possível. À medida que a criança vai crescendo, vai se deparando com outros elementos de complexidade. Com o tempo, outros detalhes são encaixados no enredo para permitir a construção de uma linha de raciocínio".

Foto: sxc.hu


Com o rápido avanço da internet e sua influência hoje na vida dos pequenos, muitos acreditam que as horas na frente da televisão tendem a diminuir. Isso, pode até ser verdade, mas, como acredita Guilherme, ao contrário do que muitos pensam, elas não são e nem serão rivais. Pelo contrário: se completam. Afinal, a criança assiste o desenho na TV e só vai atrás do jogo virtual porque conhece e domina a história.

A tendência é explorar cada vez mais o universo animado. Com a internet, a criançada monta uma outra versão da história que assiste na televisão. "Não se faz mais um desenho, por exemplo, exclusivamente pensando na TV. É preciso hoje considerar a internet e criar para possibilitar outras maneiras de interação. O personagem é reforçado no mundo virtual, em CD ROOM e em marcas diversas depois de assistido e fixado na televisão", finaliza o animador.

Cuidados fundamentais para assistir televisão na infância:
? Crianças que assistem mais de quatro horas de TV por dia têm chance 88% maior de se tornarem obesas de acordo com uma pesquisa divulgada pela Unifesp.

? Uma pesquisa realizada pela Universidade de Johns Hopkins, nos Estados Unidos, apontou que passar mais de duas horas por dia vendo televisão pode causar alterações de comportamento e de sono.

? Não se deve assistir TV na cama e sim sentado adequadamente. Deve-se manter a cabeça apoiada e nunca largada. Muito tempo sentado de forma incorreta pode trazer problemas de postura no futuro.

? Evite também que a criança senta no chão porque não há altura suficiente para as pernas.

? Apesar dos médicos acreditarem que assistir TV não causa lesão ocular, eles recomendam que haja um intervalo de até 15 minutos para descansar a visão se os olhos das crianças estiverem vermelhos ou irritados durante o período na frente da telinha.

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte