Guia da Semana

Foto: Getty Images


Um dia na história, o homem sentiu necessidade de contar. E, como ideias brilhantes surgem da necessidade, ele aprendeu não só a contar, mas também descobriu que poderia ir além, aperfeiçoando uma nova ciência que o ajudaria até mesmo a planejar seu futuro.


O que trouxe esta realização ao homem foi invenção da Matemática. Seu nascimento veio da procura do que é exato e, sem a existência dela, não haveria como planejar, comercializar, investir, voar...

Matemática é algo que está presente inclusive na harmonia da natureza. A evolução do homem, com certeza, passa pelo desenvolvimento desta ciência, pois ela é uma ferramenta para conhecer melhor o mundo que nos cerca. E, sem a Matemática, não teríamos como realizar tanto.


Ela é conhecida como a ciência dos padrões e das regularidades, do que pode ser medido, calculado e determinado. Na Matemática, basta fixarmos uma base e podemos apoiar todas as teorias, relações e preceitos. Parece mágica!

E seu aprendizado pode ser descontraído e tranquilo, desde que se reconheça um segredo... O segredo é que nada deve ficar para trás, nenhuma incompreensão pode ser deixada de lado. Caso você pense: "Ah, comigo não aconteceu assim!", saiba que é necessário recomeçar, procurar o ponto onde você ainda gostava, ou dominava. Na Matemática, tudo é uma sequência, cada aprendizado depende do anterior, e isto é algo que nem sempre acontece nas outras disciplinas.

Este segredo diz sobre a única maneira de se aprender Matemática. Mas temos também as funções que ela pode exercer em nossa vida:

  • Os números inteiros nos ajudam a contar tudo e a ter noção das quantidades;
  • Cálculos, frações e proporções são muito úteis para as compras;
  • Entender o cálculo de juros é muito útil para não nos envolvermos em problemas financeiros.


Que a Matemática é útil, acredito que possamos concordar. Mas espero que concordem também que ela pode ser aprendida, se preciso for, com uma segunda chance. Ela pode se tornar fascinante.

Leia as colunas anteriores de Adriana Tomaz:

O que move o mundo?

O que é cálculo mental?

Números e mais números

Quem é a colunista: Adriana Pinheiro Tomaz.

O que faz: Responsável pela Orientação do Método Kumon.

Pecado gastronômico: comida japonesa.

Melhor lugar do mundo: o Brasil.

Fale com ela: [email protected].


Atualizado em 10 Abr 2012.