Guia da Semana

A nova face do ciberespaço

Site de relacionamento apresenta novidades e ganha cada vaz mais destaque


As pessoas ouvem falar, mas não sabem do que se trata, quando a idéia do site é mais do que simples. É genial: descreva o que você está fazendo nesse instante em 140 caracteres. Fácil assim. E é tão fácil que não faltam pessoas para aderir a essa nova febre, principalmente entre os jovens.

A idéia do Twitter não é nova. Já existia um miniblogger chamado Jaiku rodando na rede. Mesmo sendo mais completo, este apenas permite posts com texto e links aparecem codificados para não ultrapassarem o limite de caracteres, permitindo também o acréscimo de ícones para cada assunto, além de uma interface mais atrativa. O único ponto fraco é sua política com novos visitantes, só entram se um membro antigo convidar, ao contrário do Twitter que é aberto para todos.

Os minibloggers estão virando febre pelo mesmo motivo que os blogs existem como os conhecemos hoje: a necessidade do ser humano em saber o que o outro está sabendo. Todos nós já sabemos que os blogs foram revolucionários por permitir que pessoas do mundo soubessem dos nossos pensamentos e idéias a qualquer hora, em qualquer lugar. E a idéia de fazer comentários pequenos sobre momentos das nossas vidas apenas atiçam a curiosidade de conhecidos e diversos desconhecidos. Por isso existe tanto interesse neste mercado.

Mercado? Sim. Twitter pode render dinheiro ao usuário dedicado. Se você tem, por exemplo, 50 amigos no site, (sim, você pode fazer amigos e se comunicar através dele), e posta um link que os leva ao seu blog com um novo comentário sobre política, esse mesmo comentário pode ser lido por mais 100 pessoas, no caso dos seus 50 amigos gostarem e publicarem logo em seguida o mesmo link que você ofereceu. Grandes sites de notícias já tem seus perfis e publicam chamadas para atrair novos leitores. Novos leitores, potencial de dinheiro. A empresa que souber investir nesse tipo de mercado com certeza vai sair ganhando em todos os sentidos. Inclusive os sites de relacionamento.

Como assim? O Facebook, o Orkut de todo o mundo menos o Brasil, já criou um dispositivo para adicionar uma janela do Twitter na página do usuário. Ele faz login no site e pode atualizar seu Twitter direto da sua página de relacionamentos. O dispositivo é um sucesso entre os usuários do Facebook e, enxergando um grande potencial de lucro, o Google comprou o Jaiku (lembra dele?), mas ainda não se sabe para que fim o "Grande Irmão" investiu nele.

Quem é a colunista: Thaís Ribeiro, nerdê.

O que faz: estágiaria e blogueira.

Pecado gastronômico: chocolate.

Melhor lugar do Brasil: São Paulo.

Fale com ela: orelhinhas.chan@gmail.com

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte