Guia da Semana


Durante vários anos, ouvi uma frase que sempre me intrigou: "A Pedagogia Waldorf é contra a televisão". Sempre me perguntava como uma orientação pedagógica poderia ser contra um veículo de comunicação. No presente artigo, espero poder discutir, a partir dos conhecimentos oriundos da Antroposofia, sobre o processo de aprendizado da criança - principalmente no período de 0 a 7 anos de idade - e assim tentar analisar, afinal, que tipo de influência esse aparelhinho eletrônico exerce sobre os pequenos.

Antes de mais nada, vamos entender o que nos elucida o conhecimento da Antroposofia sobre essa época da vida:

1. O padrão que rege o aprendizado tanto mentalmente como biologicamente na criança será o da ?imitação?. Isso é facilmente observável, principalmente em crianças que convivem com irmãos mais velhos.
2. É, portanto, nessa época que a criança mais absorve o seu meio ambiente, ou seja, se o ambiente é tranqüilo a criança terá maior propensão a ser tranqüila e vice-versa.
3. Uma das características mais marcantes será sua fantasia, ou seja, com alguns toquinhos de madeira a criança pode passar horas brincando e imaginando toda sorte de situações.
4. Não podemos esquecer que ela é um ser totalmente aberto e confia plenamente em quem está ao seu lado. Ela aceita tudo que lhe dão, pois acredita que é bom para si.
5. Se pensarmos que o corpo humano tem uma espécie de divisão anatômica bem definida em três partes: cabeça, tronco e membros, e que nosso pensar está mais relacionado à cabeça, nosso sentir, mais relacionado ao tronco, onde se encontraria o agir? Pois é, nos membros.

Continue lendo sobre o assunto no Clicfilhos

Atualizado em 6 Set 2011.