Guia da Semana

Acampamento da tecnologia

Mais de 6.000 pessoas vão passar uma semana acampadas, trocando informações, fazendo amigos e conhecendo as novas tecnologias

Foto: Cristiano Sant`Anna/indicefoto.com


Se você acha que entre as festas de fim de ano e o Carnaval não acontece nada, preste muita atenção e comece a repensar seu calendário a partir de agora.

Entre os dias 17 e 23 de janeiro, o Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, será palco do maior evento de tecnologia e internet do país, a Campus Party. Nessa quarta edição, são esperadas aproximadamente 6.500 pessoas de vários lugares do Brasil e do mundo, com suas mochilas, notebooks, HDs externos e todo tipo de gadgets e parafernália eletrônica.

Durante os sete dias do evento, esse exército nerd participará de palestras, debates e oficinas sobre diversos assuntos. Astronomia, robótica, mídias sociais, design, música e games são apenas alguns dos temas que o "campuseiro" tem à disposição nesse imenso cardápio. E, como se essa maratona intelectual não fosse suficiente, esse ano o evento contará com alguns convidados de peso, entre eles: Al Gore (ex vice-presidente norte-americano) e Steve Wozniak (co-fundador da Apple). Esses dois homens, cada um à sua maneira, têm influenciado nossas vidas nos últimos anos, e vale à pena escutar o que eles têm a dizer.

Mas a Campus Party não é feita só de palestras e discussões "cabeça". Como o próprio nome diz, o evento é uma confraternização entre pessoas de diferentes idades e profissões, mas que têm em comum a paixão pela tecnologia e pela informação.  Pessoas que, por causa da distância, muitas vezes só podem conversar via Skype ou Twitter e que, na Campus, vão poder se encontrar para continuar compartilhando experiências e tocando seus projetos. Além disso, é também um ótimo lugar para fazer novas amizades e contatos profissionais.

Se isso ainda não foi o bastante para chamar a sua atenção, o que eu vou dizer agora pode fazer você cair da cadeira.  Durante todo o evento, os participantes têm disponível uma conexão de internet de 10 GB (sim, eu disse dez giga) de graça, para baixar o que der na telha. Tem gente que diz que consegue encher um HD de 1 TB (um terabyte, ou 1000 GB) em um dia - e eu não duvido -, mas esse ano eu só vou levar meus três HDs externos de 500 GB que, junto com os 320 GB do meu netbook, devem ser suficientes para armazenar tudo o que eu pretendo baixar.

Essa será a minha segunda Campus Party. Na primeira, eu fui sozinho, com a cara e a coragem, e me diverti horrores. Dessa vez, vai ser muito melhor. Vou rever os amigos que fiz no ano passado e aproveitar muito mais.  Na mochila, além dos meus brinquedinhos eletrônicos e das coisas necessárias para o acampamento (sim, as pessoas podem ficar acampadas lá), eu tenho alguns baralhos para ajudar a matar o tempo de madrugada (a hora em que acontecem os flash mobs e luaus), pra gente jogar quando estiver cansado de "tuitar", enquanto o programinha de torrent vai baixando aquela lista imensa de arquivos.

Então, fique de olho, programe-se e, quem sabe, no ano que vem, a gente se vê na Campus.


Quem é o colunista:Rodrigo Menezes.

O que faz: Professor de Filosofia e fotógrafo. E apaixonado por redes sociais.

Pecado gastronômico: Qualquer coisa com chocolate e Nutella.

Melhor lugar do mundo: Cidade do México.

O que está ouvindo no carro, rádio, iPod, mp3: La Quinta Estación, Julieta Venegas e Haze.

Fale com ele: r.menezes@yahoo.com.mx ou siga seu Twitter (@drigomenezes).

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte