Guia da Semana

Acerte no Enem

Exame prioriza raciocínio e questões multidisciplinares

Nada de decoreba. Datas soltas, fórmulas ao léu, nomes e sobrenomes jogados, também não. Para ir bem no Enem 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio , é preciso raciocinar logicamente, saber interpretar as situações e as questões apresentadas, propor soluções, interligar disciplinas e usar a experiência cotidiana para enfrentar situações-problema.

Mais do que uma prova, é um teste que avalia o quanto os candidatos conseguem aplicar na prática tudo o que aprenderam na escola. Em resumo, um teste de sabedoria e raciocínio. Não adianta decorar, é preciso realmente saber.

Este ano, mais de 4,6 milhões de jovens farão o Enem, que será realizado em duas etapas: dias 6 e 7 de novembro. O Exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

A Prova I traz em seu conteúdo língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e proposta de redação. Já na Prova II, os alunos terão de solucionar questões de matemática. A prova III é composta por história, geografia, filosofia e sociologia, e a Prova IV aborda química, física e biologia.

"O Enem tem uma proposta com foco na interpretação de textos e na avaliação por competência e habilidades. É preciso saber tirar informação de um texto, de um gráfico, de uma tabela, de um quadro. É uma avaliação do conhecimento e do contexto, com questões interdisciplinares", analisa Edmilson Motta, coordenador geral do Curso e Colégio Etapa.

Avaliação

O Enem terá cinco notas diferentes: uma para cada prova - todas com o mesmo peso - e outra para a redação, que será corrigida por dois especialistas. A nota final da redação será a média entre essas duas notas.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página da instituição até o segundo dia útil após a realização das últimas provas.


Porquê fazer

Além de ser um termômetro para os vestibulandos avaliarem suas aptidões e dificuldades, o Enem é utilizado por muitas instituições de ensino superior como uma ferramenta complementar ou alternativa ao vestibular, podendo até ser a única forma de acesso às vagas. Os resultados das provas também são utilizados na seleção para o ProUni (Programa Universidade para Todos).

O Enem é, ainda, uma maneira para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme legislação vigente e critérios das Secretarias de Educação e dos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para obter a certificação, o candidato deve ter 18 anos completos até a data da primeira prova do Enem e atingir o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas, mais 500 pontos na redação.


Fique Atento! *

- O cartão de confirmação de inscrição deve chegar à casa dos candidatos até 25 de outubro. Se o documento não for entregue, basta visitar a página de acompanhamento da inscrição do Enem 2010 (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/) e imprimi-lo.

- No dia 6 de novembro, as provas serão realizadas das 13h às 17h30. Serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7, as provas ocorrerão das 13h às 18h30, e o conteúdo será linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

- Nos dias de realização do exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55 (horário de Brasília).

- O inscrito deverá comparecer ao local de realização da prova com uma hora de antecedência.

- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. Por segurança, ao final dos exames, os três últimos candidatos só serão liberados quando todos tiverem concluído ou o tempo de prova tiver sido encerrado.

- A redação é corrigida por dois especialistas de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média de ambas; caso haja diferença de cinco pontos ou mais entre as duas notas, a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor, sem que este conheça as notas dos demais. A nota atribuída pelo supervisor substitui as notas anteriores.

- A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será desconsiderada.

- A Folha de Redação sem texto escrito e a redação com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada em branco.

- A Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras será considerada anulada.

- Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões após quatro horas do início do exame, no dia 6, e após cinco horas no dia 7.

- O inscrito deve levar nos dias de prova: o Cartão de Confirmação da Inscrição portando documento de identificação original e recente, e caneta esferográfica de tinta preta.

* Fonte: Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte