Guia da Semana

Nada de decoreba. Datas soltas, fórmulas ao léu, nomes e sobrenomes jogados, também não. Para ir bem no Enem 2010, o Exame Nacional do Ensino Médio , é preciso raciocinar logicamente, saber interpretar as situações e as questões apresentadas, propor soluções, interligar disciplinas e usar a experiência cotidiana para enfrentar situações-problema.

Mais do que uma prova, é um teste que avalia o quanto os candidatos conseguem aplicar na prática tudo o que aprenderam na escola. Em resumo, um teste de sabedoria e raciocínio. Não adianta decorar, é preciso realmente saber.

Este ano, mais de 4,6 milhões de jovens farão o Enem, que será realizado em duas etapas: dias 6 e 7 de novembro. O Exame será composto por quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, e uma redação.

A Prova I traz em seu conteúdo língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e proposta de redação. Já na Prova II, os alunos terão de solucionar questões de matemática. A prova III é composta por história, geografia, filosofia e sociologia, e a Prova IV aborda química, física e biologia.

"O Enem tem uma proposta com foco na interpretação de textos e na avaliação por competência e habilidades. É preciso saber tirar informação de um texto, de um gráfico, de uma tabela, de um quadro. É uma avaliação do conhecimento e do contexto, com questões interdisciplinares", analisa Edmilson Motta, coordenador geral do Curso e Colégio Etapa.

Avaliação

O Enem terá cinco notas diferentes: uma para cada prova - todas com o mesmo peso - e outra para a redação, que será corrigida por dois especialistas. A nota final da redação será a média entre essas duas notas.

De acordo com o cronograma divulgado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página da instituição até o segundo dia útil após a realização das últimas provas.


Porquê fazer

Além de ser um termômetro para os vestibulandos avaliarem suas aptidões e dificuldades, o Enem é utilizado por muitas instituições de ensino superior como uma ferramenta complementar ou alternativa ao vestibular, podendo até ser a única forma de acesso às vagas. Os resultados das provas também são utilizados na seleção para o ProUni (Programa Universidade para Todos).

O Enem é, ainda, uma maneira para obter a certificação de conclusão do Ensino Médio, conforme legislação vigente e critérios das Secretarias de Educação e dos Institutos/Centros Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para obter a certificação, o candidato deve ter 18 anos completos até a data da primeira prova do Enem e atingir o mínimo de 400 pontos em cada uma das quatro provas, mais 500 pontos na redação.


Fique Atento! *

- O cartão de confirmação de inscrição deve chegar à casa dos candidatos até 25 de outubro. Se o documento não for entregue, basta visitar a página de acompanhamento da inscrição do Enem 2010 (http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/) e imprimi-lo.

- No dia 6 de novembro, as provas serão realizadas das 13h às 17h30. Serão aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No dia 7, as provas ocorrerão das 13h às 18h30, e o conteúdo será linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias.

- Nos dias de realização do exame, os portões serão abertos às 12h e fechados às 12h55 (horário de Brasília).

- O inscrito deverá comparecer ao local de realização da prova com uma hora de antecedência.

- O tempo mínimo de permanência na sala de provas é de duas horas. Por segurança, ao final dos exames, os três últimos candidatos só serão liberados quando todos tiverem concluído ou o tempo de prova tiver sido encerrado.

- A redação é corrigida por dois especialistas de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final corresponde à média de ambas; caso haja diferença de cinco pontos ou mais entre as duas notas, a redação passará por uma terceira correção, realizada por um supervisor, sem que este conheça as notas dos demais. A nota atribuída pelo supervisor substitui as notas anteriores.

- A redação que não atender à proposta solicitada, no que diz respeito ao tema e tipologia textual, será desconsiderada.

- A Folha de Redação sem texto escrito e a redação com até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo, será considerada em branco.

- A Folha de Redação com texto fora do espaço delimitado, desenhos, outras formas propositais de anulação e/ou rasuras será considerada anulada.

- Os candidatos só poderão levar o Caderno de Questões após quatro horas do início do exame, no dia 6, e após cinco horas no dia 7.

- O inscrito deve levar nos dias de prova: o Cartão de Confirmação da Inscrição portando documento de identificação original e recente, e caneta esferográfica de tinta preta.

* Fonte: Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Atualizado em 6 Set 2011.