Guia da Semana

Acessório da moda

Saiba tudo sobre o aparelho que vive à mão da galera mais antenada

Por Larissa Coldibeli

Foto: Stck.Xchng

O Mp3 Player ficou tão popular que é quase como um acessório no visual. Mas nem bem entraram na moda, já estão perdendo espaço para os Mp4. A diferença básica entre eles é que o primeiro é uma extensão dedicada apenas à reprodução de áudio, enquanto o segundo suporta áudio e vídeo, com uma tela maior.

A revolução na armazenagem de dados digitais causada pelos aparelhos caracteriza-se por manter a qualidade das informações mesmo quando comprimidas. Essas taxas de compressão são medidas por bitrates. Por exemplo, um vídeo codificado em DivX, que já é um formato que reduz o tamanho do arquivo, apresenta boa qualidade com bitrates em torno de 1000 Kbits por segundo. Já o vídeo codificado em Mp4 apresenta a mesma qualidade com taxas em torno de 300 Kbits por segundo, ou seja, quase três vezes menor que o primeiro.

Em um aparelho menor que a palma da mão, é possível levar vídeos, fotos, jogos, Mp3, rádio FM, gravador de voz e utilizá-los como pen drive para armazenamento de dados. O material é carregado pela porta USB, um plugue no computador, e administrado com o software que acompanha o equipamento. As informações gravadas são reproduzidas no próprio aparelho ou podem se conectar a computadores, televisores e aparelhos de som, inclusive automotivos, para desfrutar ao máximo o seu potencial.

Mp4 x iPod
O famoso iPod nada mais é do que uma série de Mp3 e Mp4 Players projetados e vendidos pela Apple Computer. Foi o pioneiro e o que todos quiseram imitar. Atualmente, a Apple comercializa três tipos de iPod: O Shuffle, menor, que só toca Mp3 e está disponível com 512 MB ou 1 GB de capacidade. O Mp4 Player Nano pode ter um, dois ou quatro GB de memória. E o iPod, com capacidade de armazenamento muito maior, de 30 ou 60 GB.

Um aparelho com 1 GB armazena até 25 mil fotos e mais de mil músicas. Já os de 512 Mb, podem gravar cerca de 16 horas de voz, suportam arquivos de letras de música, agenda telefônica, reproduzem até 7 horas contínuas de música e é possível configurá-los em vários idiomas. Os modelos mais comuns possuem bateria embutida recarregável. São tão leves, que alguns chegam a pesar menos de 45 gramas.

O kit do aparelho, que está disponível nas cores preto e branco, inclui fones de ouvido, cabo USB, recarregador, software e manual. O preço varia de acordo com a capacidade de armazenamento e o fabricante. O iPod Nano de 1 GB da Apple custa R$ 899,00. O de 60 GB sai por R$ 2.299,00.

Curiosidades:
  • Uma pesquisa realizada em 2006 revelou que o iPod é mais popular que a cerveja entre universitários americanos
  • Um iPod gigante pode ser visto do espaço com a ajuda do programa Google Earth. A imagem é, na verdade, um complexo de mineração na Austrália.
  • Uma parceria entre a Apple e a Nike vai mostrar o desempenho do atleta na tela do iPod.
  • Um iPod é o vilão no filme Todo mundo em Pânico 4



  • Atualizado em 6 Set 2011.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

    Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

    Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

    Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

    Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

    Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

    Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

    Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

    4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

    Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

    Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

    Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte