Guia da Semana

Por Larissa Coldibeli

Foto: Stck.Xchng

O Mp3 Player ficou tão popular que é quase como um acessório no visual. Mas nem bem entraram na moda, já estão perdendo espaço para os Mp4. A diferença básica entre eles é que o primeiro é uma extensão dedicada apenas à reprodução de áudio, enquanto o segundo suporta áudio e vídeo, com uma tela maior.

A revolução na armazenagem de dados digitais causada pelos aparelhos caracteriza-se por manter a qualidade das informações mesmo quando comprimidas. Essas taxas de compressão são medidas por bitrates. Por exemplo, um vídeo codificado em DivX, que já é um formato que reduz o tamanho do arquivo, apresenta boa qualidade com bitrates em torno de 1000 Kbits por segundo. Já o vídeo codificado em Mp4 apresenta a mesma qualidade com taxas em torno de 300 Kbits por segundo, ou seja, quase três vezes menor que o primeiro.

Em um aparelho menor que a palma da mão, é possível levar vídeos, fotos, jogos, Mp3, rádio FM, gravador de voz e utilizá-los como pen drive para armazenamento de dados. O material é carregado pela porta USB, um plugue no computador, e administrado com o software que acompanha o equipamento. As informações gravadas são reproduzidas no próprio aparelho ou podem se conectar a computadores, televisores e aparelhos de som, inclusive automotivos, para desfrutar ao máximo o seu potencial.

Mp4 x iPod
O famoso iPod nada mais é do que uma série de Mp3 e Mp4 Players projetados e vendidos pela Apple Computer. Foi o pioneiro e o que todos quiseram imitar. Atualmente, a Apple comercializa três tipos de iPod: O Shuffle, menor, que só toca Mp3 e está disponível com 512 MB ou 1 GB de capacidade. O Mp4 Player Nano pode ter um, dois ou quatro GB de memória. E o iPod, com capacidade de armazenamento muito maior, de 30 ou 60 GB.

Um aparelho com 1 GB armazena até 25 mil fotos e mais de mil músicas. Já os de 512 Mb, podem gravar cerca de 16 horas de voz, suportam arquivos de letras de música, agenda telefônica, reproduzem até 7 horas contínuas de música e é possível configurá-los em vários idiomas. Os modelos mais comuns possuem bateria embutida recarregável. São tão leves, que alguns chegam a pesar menos de 45 gramas.

O kit do aparelho, que está disponível nas cores preto e branco, inclui fones de ouvido, cabo USB, recarregador, software e manual. O preço varia de acordo com a capacidade de armazenamento e o fabricante. O iPod Nano de 1 GB da Apple custa R$ 899,00. O de 60 GB sai por R$ 2.299,00.

Curiosidades:
  • Uma pesquisa realizada em 2006 revelou que o iPod é mais popular que a cerveja entre universitários americanos
  • Um iPod gigante pode ser visto do espaço com a ajuda do programa Google Earth. A imagem é, na verdade, um complexo de mineração na Austrália.
  • Uma parceria entre a Apple e a Nike vai mostrar o desempenho do atleta na tela do iPod.
  • Um iPod é o vilão no filme Todo mundo em Pânico 4



  • Atualizado em 6 Set 2011.