Guia da Semana


Quantas vezes os seus familiares já te chamaram de criança e você não gostou? Tenho vinte anos e isso às vezes acontece comigo. Mas acontecia muito mais quando eu tinha 14, 15 e já me achava uma celebridade nos assuntos do mundo "aborrecente". Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a pessoa é considerada criança até os doze anos de idade e adolescente até os dezoito. É uma faixa bem grande, que engloba todas as fases de desenvolvimento para alcançar a fase adulta. É aí que você começa a aprender que existem coisas muito legais e muito chatas que você deve ou tem que fazer quando cresce e, muitas vezes, esta descoberta é chocante.

Brigas com os pais são constantes, mesmo que a relação fosse boa. "Você não me entende", "Você é um saco!", "Você não manda em mim!", e a clássica "Eu não pedi para nascer!", são apenas algumas das frases que doem fundo no coração daqueles que deram vida a um bebezinho tão lindo, sem saber que um dia ele poderia se tornar um "monstro incontrolável" chamado adolescente. Os pais entram em pânico e muitas vezes não entendem que essa revolta transferida a eles é, na verdade, uma revolta com as mudanças, muitas vezes incompreendidas e até inaceitáveis na cabeça ainda confusa do jovem.

Nesta idade tudo muda. O corpo, por exemplo, toma formas mais definidas, principalmente para as meninas, que agora tem de lidar com seios, curvas novas e a estranha menstruação. Os meninos engrossam a voz, que fica esquisita por um tempo, e nascem pelos, na maioria dos lugares. Acompanhando este desenvolvimento físico, acontece a transformação emocional e mental, já que agora os assuntos de interesse são outros: primeiro beijo, novas amizades, matinês, saídas para o cinema, roupas mais transadas, músicas diferentes. Os adultos não entendem muito bem, e acham que é frescura e mal-criação, mas a verdade é que eles já não se lembram muito bem de como foi pra eles. Acredite: foi parecido, ou pior!

As matérias na escola começam a ficar mais elaboradas e complexas, agora você tem que pensar em ter uma profissão quando crescer. Sim, você já está crescendo, então o tempo é curto. É uma pressão enorme devido as novas responsabilidades, a maioria acha que nunca vai estar preparado para isso, mas ao mesmo tempo quer desfrutar das possibilidades que a adolescência proporciona. Agora, você já consegue escolher o que vestir, com quem falar, aonde quer ir, onde não quer. Isto é, se os seus pais estiverem de acordo, mas pelo menos agora a iniciativa pode partir de você.

Todas estas coisas vêm de uma só vez, o que seria muito fácil de lidar para um adulto, parece complicado demais para o adolescente. Nós temos certeza de que o mundo vai acabar porque levamos um fora, ou porque aquela amiga que era tão legal virou patricinha e não nos dá mais bola, ou ainda porque ficamos de recuperação de Matemática. Do alto dos meus vinte anos posso dizer: o mundo não acabou e eu continuo inteira. Mas para mim também foi uma fase complicada e que parecia infinita.

Hoje, me dei conta de que não sou mais adolescente, e confesso que senti saudades daquela época turbulenta e confusa. Pelo menos uma coisa é certa: quem passou por isso e sobreviveu está mais preparado para os problemas da vida adulta.

Leia também, da mesma autora:

? Balada de Máscaras

Quem é o colunista: Fernanda Carpegiani - Uma jovem enérgica que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata Frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ele: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.