Guia da Semana

Amamentação

Para a alimentação do bebê, o leite materno é a melhor opção

Por Luiz Cervone

Fotos ilustrativas
www.morguefile.com
As mães sempre chegam ao consultório pediátrico com a pergunta: o que há de novo para a alimentação infantil, a resposta é: não há novidade que supere os benefícios do leite materno.

www.morguefile.com
Na década de 50 os pediatras no mundo ocidental passaram a indicar leites industrializados como complemento ao leite materno. E o que se viu foi uma substituição gradativa do leite da mãe pelas fórmulas da indústria. Isto trouxe desvios graves à alimentação infantil provocados, principalmente, pelo erro na administração do leite em pó. Isso porque, para se obter as devidas propriedades nutricionais do leite industrial, é preciso seguir à risca as instruções de preparo e algumas famílias, por desconhecimento ou economia, não o faziam, gerando muitos casos de desnutrição infantil.

www.openphoto.net
Na década de 80, o cenário começou a mudar com o estouro, por todo o mundo, de campanhas em prol do leite materno, validadas por autoridades da saúde. No Brasil, as Sociedades de Pediatria e os pediatras em geral encamparam a bandeira.

Hoje, quase três décadas depois, a pediatria se sente vitoriosa. São raros os casos em que a mãe abra mão do leite materno na alimentação de seu filho. Nos consultórios, a discussão atual é por quanto tempo o leite materno deve ser a alimentação exclusiva e a resposta: até seis meses e, com o complementado de outros alimentos, até, pelo menos, o primeiro ano de vida.

www.morguefile.com
Não há novidade que supere o leite materno na alimentação infantil. As vantagens, já conhecida por todos, ultrapassam a nutrição adequada que esse alimento oferece, são vantagens emocionais, fonoaudiológicas, transmissão de anticorpos e ainda há as econômicas e a praticidade do método inventado pela própria natureza.

www.morguefile.com
Agora, é sempre bom lembrar que estas recomendações não são dogmas. Há as mães que, por um motivo ou outro, não conseguem amamentar seus filhos seguindo o protocolo mencionado. Há mulheres que passaram por cirurgias de mama, que têm doenças que a impedem de fazê-lo ou usam medicamentos contra-indicados à amamentação. Nestes casos, as mães podem se tranqüilizar, pois hoje os leites infantis atendem às necessidades nutricionais da criança e têm sabor e formulação muito parecidos com o leite natural. As fórmulas atuais são adaptadas às necessidades das crianças, inclusive com especificações para prematuros, doença do refluxo gastroesofágico e alergias a componentes do leite de vaca convencional.

O importante é que o momento da amamentação estabeleça o elo de carinho e confiança necessários para o bom desenvolvimento da criança, tanto do ponto de vista nutricional quanto do emocional.


Quem é o colunista: Luiz Cervone.
O que faz: é pediatra do Hospital e Maternidade São Luiz, formado pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Pecado gastronômico: : Espaguete com frutos do mar.
Melhor lugar do Brasil: Ilha Bela.
Fale com ele: cervone@saoluiz.com.br

Atualizado em 10 Abr 2012.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte