Guia da Semana

Foto: Getty Images

Muitos pais confessam constrangidos que seus filhos passam horas em frente à televisão! O que ela tem de tão fantástica assim?

Nesse mundo em que vivemos, onde os pais trabalham fora de casa quase o tempo todo e as crianças dividem o dia entre a escolinha e os cuidados da babá, não me estranha que a criança busque na televisão a sua diversão. Ninguém nega que ela tira do sufoco em momentos como a hora de dormir ou quando os pais estão cansados para brincar com os filhos.

Atualmente, as emissoras ofertam muitos programas interessantes e educativos. Em alguns canais fechados, a programação infantil fica no ar 24 horas seguidas, além da diversidade de desenhos e programas.

A televisão é um entretenimento individual, assim como a internet e joguinhos como playstation. Embora a programação esteja mais adequada, ainda assim utilizar a televisão frequentemente impede que a criança explore seu universo e cresça compartilhando em sociedade.

A televisão, assim como qualquer outro recurso, deve ser utilizada de forma saudável! Não vejo nenhum problema em assistir tv de manhã, logo após o almoço ou no finalzinho do dia. Porém, se a criança só se interessa pela televisão quando convidada a brincar ou a passear, isso é um bom indicativo de que as atividades que são oferecidas a ela não estão adequadas. Afinal, naturalmente, o pequeno tem aquela maravilhosa sede de desafios, de diversidade e de interação com os outros. Principalmente se os outros forem seus pais!


Leia as colunas anteriores de Antoniele Fagundes:

Pode comecar em casa

Aproveite o momento

O passarinho...morreu!

Quem é a colunista: Filósofa e educadora. Criadora da empresa Babá Ideal.

O que faz: Orientação familiar e cursos personalizados para babás

Pecado Gastronômico: Panetone.

Melhor lugar do mundo: Qualquer um, ao lado da minha família!

Fale com ela: antoniele @babaideal.com.br ou acesse seu site

Atualizado em 6 Set 2011.