Guia da Semana

Foto: Getty Images

Podemos dizer que hoje as redes sociais dominam a internet. São tantas que podemos montar uma longa lista. Participar de todas elas e se tornar popular é o desejo de muitos, mas será que é tão legal ser conhecido na internet?

Hoje são usadas para muitas coisas, seja para o pessoal ou até algo profissional. Usado para o pessoal, podemos conhecer pessoas novas, divulgar nossas atividades, fotos, frases, etc. Porém, isso pode se tornar um problema, já que existem algumas coisas que não podem ser divulgadas na internet. Você já imaginou quantas pessoas veem o que você escreve ou a foto que você coloca? Aí mora o problema! Existem pessoas maldosas que só querem prejudicar os outros.

Conheço uma garota que colocou suas fotos em uma página de relacionamentos. Após alguns dias, a imagem foi usada para ilustrar uma comunidade pornográfica que possuía mais de cem mil membros! Sim, cem mil pessoas viam a foto dela naquela comunidade de sexo.

Outro caso é quando uma pessoa divulga dados pessoais, como endereço e telefone. Essas informações podem ser usadas contra você. Não sabemos quem é que está vendo aquilo e nem o que ela pensa em fazer.

Problemas à parte, as redes sociais são muito legais, afinal quantas pessoas ficaram famosas utilizando-as? Há alguns dias eu entrevistei a cantora Stefhany. Ela ficou famosa depois que os vídeos dela ficaram conhecidos na internet. Hoje ela apoia totalmente as redes sociais. Além dela, existem várias outras pessoas que ficaram famosas utilizando a internet.

Orkut, Twitter, Facebook, Youtube e tantos outros, podem sim ser nossos aliados, basta saber usá-los a favor. Pense no que é legal divulgar e o que não é. Antes de colocar suas fotos, tente fazer o bloqueio para que somente pessoas autorizadas vejam. E por final, aproveite a moda das redes sociais para fazer amigos, conhecer coisas novas e, quem sabe, até encontrar o caminho do seu sucesso!

Leia as colunas anteriores de Diego Aquino:

Atitudes e decisões

Difícil convivência

Difícil situação

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected] ou o siga no twitter

Atualizado em 6 Set 2011.