Guia da Semana

Aprovação na escola

Além de ajudá-lo na escola, seu filho vai sentir em você um aliado para vencer outros desafios na vida

Foto: Getty Images


Agora, em abril, saem as notas do 1º bimestre escolar. Se, para você, isso significa a repetição daquela velha tortura anual, ainda é possível evitá-la. Basta começar, neste início de ano, um trabalho com seu filho, que vai exigir apenas amor, atenção e disciplina.

Não conte com milagres. Seu filho não vai mudar por si só, porque depende de você para formar-se como gente. Então, não espere as más notas de abril para começar a agir e ter de estragar as férias de julho tentando recuperar tudo no 2º semestre. Comece já.


Reserve na agenda diária do seu filho um momento determinado para estudar e fazer as lições, assim como para descansar entre escola e as tarefas. Deve haver um horário limite para dormir. Se isso é impossível por causa de outros compromissos (como inglês, academia, natação), remaneje tudo e até cancele algum item, já que a escola é a grande prioridade. 

O processo começa no cumprimento dos horários, na arrumação da mochila, na organização da roupa, na ordem e limpeza dos cadernos e de todo o material escolar.A cada dia, verifique se as lições foram feitas. Depois, veja a correção e comente-a construtivamente. Faça-o perceber que é competente para acertar o que não está correto. Para saber se o seu filho estudou, faça-lhe perguntas lendo o material indicado.

Não acredite em todas as desculpas. Se precisar, mande bilhetes aos professores, pedindo respostas. Tenha a agenda semanal das aulas. Acompanhe as datas de entrega de trabalhos. Participe das reuniões que tratem do desempenho do seu filho; principalmente nas matérias em que ele tenha mais dificuldade. Saiba também como vai o lado disciplinar.


Fazendo apenas isso, você já observará uma melhora sensível, porque ele saberá que está sendo monitorado e também vai se vigiar mais. O relacionamento de vocês tem de ser um misto entre "eu te amo muito" e "todos nós temos obrigações". Então, não se ausente e nem se omita. Você é a principal referência.

Ouça seu filho sempre, ainda que filtrando as "verdades" dele. Reconheça cada progresso, mostre ao seu filho do que ele é capaz e encoraje-o. Mas sem exageros, rojões ou presentes caros. Explique sempre a ele que a escola é um importante presente.


Quando ele burlar as regras, converse e imponha restrições temporárias em algo de que ele goste. Assim, vai respeitar o estabelecido. Ensine-o a empenhar mais energia nas matérias em que tenha mais dificuldade ou de que não goste. Afinal, o importante é ter uma média razoável em todas.

Nunca o compare com outros alunos, nem com parentes e amigos, para que ele não se sinta inferior e perca o ânimo necessário para superar obstáculos. Trata-se de um desafio pessoal que ele deve se esforçar para vencer. Vencer a si mesmo é a maior vitória possível.

Os avanços devem ser graduais e saboreados um a um. Assim, o 1º bimestre já será mais aceitável, o segundo um pouco melhor, o terceiro bom e, no quarto, a missão estará cumprida.

Seu filho se sentirá um vencedor e poderá verificar que valeu a pena todo o esforço. Ele terá a sensação de uma vitória conjunta, fortalecerá em sua mente a ideia de família e estará gratificado por ter sido alvo de sua contínua atenção equilibrada e sábia.

Essa trajetória conjunta valerá para vocês como estímulo para vencerem outros desafios futuros, nos quais a obediente confiança dele em você e a sua atenção ao que realmente importa na vida dele farão toda a diferença.


Leia as colunas anteriores de Alessandro Vianna:

O desafio do vestibular

Os perigos por trás do computador

Ri melhor quem ri por último

Quem é o colunista: Alessandro Vianna.

O que faz: Psicólogo clínico.

Pecado gastronômico: O bom e velho bife à parmegiana.

Melhor lugar do mundo: Um lugar em que se unam praia, sol e uma boa companhia.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3:  No carro encontram-se desde um bom sertanejo até um rock mais pesado.

Fale com ele: acesse seu site.


 

Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte