Guia da Semana

Foto: Getty Images


Agora, em abril, saem as notas do 1º bimestre escolar. Se, para você, isso significa a repetição daquela velha tortura anual, ainda é possível evitá-la. Basta começar, neste início de ano, um trabalho com seu filho, que vai exigir apenas amor, atenção e disciplina.

Não conte com milagres. Seu filho não vai mudar por si só, porque depende de você para formar-se como gente. Então, não espere as más notas de abril para começar a agir e ter de estragar as férias de julho tentando recuperar tudo no 2º semestre. Comece já.


Reserve na agenda diária do seu filho um momento determinado para estudar e fazer as lições, assim como para descansar entre escola e as tarefas. Deve haver um horário limite para dormir. Se isso é impossível por causa de outros compromissos (como inglês, academia, natação), remaneje tudo e até cancele algum item, já que a escola é a grande prioridade.

O processo começa no cumprimento dos horários, na arrumação da mochila, na organização da roupa, na ordem e limpeza dos cadernos e de todo o material escolar.A cada dia, verifique se as lições foram feitas. Depois, veja a correção e comente-a construtivamente. Faça-o perceber que é competente para acertar o que não está correto. Para saber se o seu filho estudou, faça-lhe perguntas lendo o material indicado.

Não acredite em todas as desculpas. Se precisar, mande bilhetes aos professores, pedindo respostas. Tenha a agenda semanal das aulas. Acompanhe as datas de entrega de trabalhos. Participe das reuniões que tratem do desempenho do seu filho; principalmente nas matérias em que ele tenha mais dificuldade. Saiba também como vai o lado disciplinar.


Fazendo apenas isso, você já observará uma melhora sensível, porque ele saberá que está sendo monitorado e também vai se vigiar mais. O relacionamento de vocês tem de ser um misto entre "eu te amo muito" e "todos nós temos obrigações". Então, não se ausente e nem se omita. Você é a principal referência.

Ouça seu filho sempre, ainda que filtrando as "verdades" dele. Reconheça cada progresso, mostre ao seu filho do que ele é capaz e encoraje-o. Mas sem exageros, rojões ou presentes caros. Explique sempre a ele que a escola é um importante presente.


Quando ele burlar as regras, converse e imponha restrições temporárias em algo de que ele goste. Assim, vai respeitar o estabelecido. Ensine-o a empenhar mais energia nas matérias em que tenha mais dificuldade ou de que não goste. Afinal, o importante é ter uma média razoável em todas.

Nunca o compare com outros alunos, nem com parentes e amigos, para que ele não se sinta inferior e perca o ânimo necessário para superar obstáculos. Trata-se de um desafio pessoal que ele deve se esforçar para vencer. Vencer a si mesmo é a maior vitória possível.

Os avanços devem ser graduais e saboreados um a um. Assim, o 1º bimestre já será mais aceitável, o segundo um pouco melhor, o terceiro bom e, no quarto, a missão estará cumprida.

Seu filho se sentirá um vencedor e poderá verificar que valeu a pena todo o esforço. Ele terá a sensação de uma vitória conjunta, fortalecerá em sua mente a ideia de família e estará gratificado por ter sido alvo de sua contínua atenção equilibrada e sábia.

Essa trajetória conjunta valerá para vocês como estímulo para vencerem outros desafios futuros, nos quais a obediente confiança dele em você e a sua atenção ao que realmente importa na vida dele farão toda a diferença.


Leia as colunas anteriores de Alessandro Vianna:

O desafio do vestibular

Os perigos por trás do computador

Ri melhor quem ri por último

Quem é o colunista: Alessandro Vianna.

O que faz: Psicólogo clínico.

Pecado gastronômico: O bom e velho bife à parmegiana.

Melhor lugar do mundo: Um lugar em que se unam praia, sol e uma boa companhia.

O que está ouvindo no carro, iPod, mp3: No carro encontram-se desde um bom sertanejo até um rock mais pesado.

Fale com ele: acesse seu site.


Atualizado em 6 Set 2011.