Guia da Semana

Foto: Sxc.hu

Em meio a celulares, iPods, e videogames, as brinquedotecas ainda resistem, oferecendo um espaço para as crianças, reservado para estimular a imaginação e a criatividade, entre diversos tipos de atividades lúdicas e brinquedos tradicionais. Desconhecidos por muitos, estes lugares possibilitam avaliar o desenvolvimento dos pequenos, através de um acompanhamento em sua própria linguagem, sendo acessíveis aos mais diferentes perfis de famílias.

Como funciona

Um mundo de brinquedos e lazer é a primeira imagem que surge quando se pensa uma brinquedoteca. Isso não deixa de ser verdade, mas é importante ressaltar que o intuito principal delas é desenvolver o aprendizado pedagógico, social e comunitário. Pode-se dizer que é uma oficina de criação lúdica, onde crianças e jovens experimentam, interagem, exercem a criatividade e aprendem a tomar pequenas decisões.

"A ideia não é impor nenhuma brincadeira, mas sim, deixar os brinquedos à disposição das crianças. Mas preferimos sempre jogos que promovam a interação em grupo, como um teatro de fantoches, por exemplo. Além disso, também existem outra fórmulas de estímulo, como a confecção de brinquedos próprios, em oficinas de artes plásticas ", afirma a vice-presidente da Associação Brasileira de Brinquedotecas, Nylse Cunha.

Foto: Bito Caraciolo/Talk Images

Um bom exemplo é a Brinquedoteca Bumerangue, localizada em Campinas, São Paulo, onde as atividades são divididas entre salas temáticas, lúdicas, jogos de tabuleiro, cinema, oficinas culturais e atividades de música e dança. Lá, os pais podem deixar os filhos sob os cuidados de brinqueditas (profissionais especializado em atividades pedagógicas), durante o tempo que desejarem. Os serviços de permanência e os cuidados necessários são cobrados por tempo e custam a partir R$ 10 a hora.

Hora de brincar

Para estimular ou a criatividade, nada de videogames ou outras novidades high-tech. Nas brinquedotecas, as opções disponíveis são manuais, entre novidades e antiguidades (algumas delas velhas conhecidas dos pais), desde o trenzinho lúdico de madeira até o carrinho mais moderno de controle remoto. A ideia é realizar sonhos e desmistificar fantasias, como explica a psicóloga infantil Beatriz Otero. "O brincar é o modo principal pelo qual as crianças experimentam o mundo. O ambiente é que vai garantir a formação e a qualidade de vida social, moral, psicológica e cultural da criança. Através deste faz-de-conta, onde tudo é possível, que os conflitos podem ser representados e trabalhados".

Brincadeira social

Além do aspecto lúdico, algumas brinquedotecas dedicam-se ao auxílio de comunidades carentes, adotando uma função social mais ativa. É o caso da Arrastão Movimento de Promoção Humana, no Campo Limpo, em São Paulo. Equipada com recursos audiovisuais, o local abriga um acervo com cerca de 11 mil brinquedos para o uso da comunidade, disponíveis sem nenhum custo para os frequentadores.

O caráter consciente também pode ser observado no projeto BrinquedOPA, que vem desenvolvendo um acervo de brinquedos comunitários no Norte-Nordeste brasileiro, para crianças em situação de risco. O espaço funciona através da mobilização de um grupo de voluntários, que além de auxiliar na arrecadação de brinquedos, promovem oficinas de sucatas e outras atividades recreativas. "É muito gratificante ver as crianças desabrochando, com sua capacidade de transformar um espaço à sua volta. Levamos um pouco de alegria e esperança para elas", diz Vanessa Cunha, participante do projeto.

Foto: Bito Caraciolo/Talk Images

Pais

Na hora de estimular as crianças a deixarem a televisão e o computador de lado, o incentivo dos pais é fundamental. É por essa razão que algumas brinquedotecas, como a do Projeto Arrastão passaram a abrir aos sábados, oferecendo dinâmicas para crianças e adultos, em um parque construído em volta do espaço. "É comum o filho pedir brinquedos com controle remoto, celulares, vídeo games. Não tem como negar essas novas tecnologias. Mas, é de extrema importância que a criança também brinque de amarelinha, faça desenhos, use argila e outras atividades encontradas nas brinquedotecas", conclui Beatriz.

Atualizado em 6 Set 2011.