Guia da Semana

As groupies ainda existem?

Sexo, drogas e rock´n roll foi o lema de vida de muitas garotas nas décadas de 60, 70 e 80

Por Larissa Coldibeli


Com a explosão do rock´n roll na década de 60, muitas garotas deixaram tudo para trás para seguir seus ídolos nas turnês, o que deu origem ao termo groupie. O novo ritmo fazia ferver os hormônios de algumas fãs, que não se contentavam apenas em ouvir a música. Elas queriam, também, conquistar os artistas e levá-los para a cama. Conheça algumas que foram muito bem-sucedidas:

  • Pamela des Barres - considerada a groupie mais famosa do mundo por causa de sua autobiografia Confissões de uma groupie - I´m with the band, lançada em 1987. Entre seus affairs, estão Jimmy Page, Jim Morrison, Keith Moon e Mick Jagger. Fez parte da banda de groupies GTO´s, lançada por Frank Zappa.

  • Cynthia Plaster Caster - ficou famosa por esculpir em gesso os pênis dos roqueiros. Entre as peças, destacam-se o membro de Jimmy Hendrix e Jello Biafra.

  • Bebe Buell - mãe da atriz Liv Tyler. Além do vocalista do Aerosmith, Steven Tyler, no seu currículo também constam Mick Jagger, Iggy Pop, David Bowie, Jimmy Page, Ritchie Blackmore e Rod Stewart. Recentemente, lançou o livro Rebel Heart: An American Rock And Roll Journey (Coração Rebelde: Uma Viagem no Rock and Roll Americano).

  • Sable Starr - perdeu a virgindidade aos 14 anos, com Jimmy Page. Era uma das atrações principais depois dos shows das bandas que passavam por Los Angeles. Entre as suas conquistas, estão David Bowie, Iggy Pop, Marc Bolan e Jhonny Thunders.

  • Connie Hamzy - essa groupie hardcore foi para a cama com quase todos os roqueiros famosos da década de 70 e 80. Suas conquistas reúnem Jimmy Page, Mick Fleetwood, Keith Moon, Peter Criss, Vanilla Ice, David Lee Roth, Richard Carpenter, Alice Cooper. Mesmo não sendo roqueiro, até o ex-presidente dos EUA Bill Clinton, não escapou das garras da garota. Em 1996, escreveu o livro Rock Groupie.

    A modelo e apresentadora Luciana Gimenez foi a única brasileira que se deu bem e virou celebridade. Embora não comente o assunto nem se encaixe exatamente na classificação, ela teve um filho com Mick Jagger e antes disso, já tinha sido vista circulando ao lado de Rod Stewart e Axel Rose.

    A maioria das groupies da era de ouro do rock se assumiu como tal, mesmo que algumas delas não se importassem realmente com o som, e sim com nomes de famosos em suas listas. Mas não é isso o que acontece hoje em dia. As garotas só se importam em seguir os artistas que realmente admiram e não confessam que o envolvimento vá além de uma ficada. Muitas vezes, apenas um cumprimento no camarim basta para elas.

    Na comunidade do Orkut Groupie sim, e daí?! são diversos os relatos de meninas que ficaram com músicos. Entretanto, a maioria é de grupos desconhecidos. Algumas preferem não se identificar porque os garotos têm namorada. Enquanto isso, os meninos aproveitam para divulgar suas bandas e tentam faturar alguma coisa.

    Se o conceito de groupie ainda se aplicasse atualmente, ele teria sofrido alterações brutais. As garotas hoje não se contentam com os bastidores, elas também querem a fama para si, por isso fazem de tudo para serem vistas e fotografadas ao lado não apenas de músicos, mas também de atores, jogadores de futebol e até semi-celebridades como ex-big brothers.


  • Atualizado em 10 Abr 2012.

    Compartilhe

    Comentários

    Outras notícias recomendadas

    Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

    Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

    Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

    Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

    Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

    Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

    Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

    Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

    4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

    Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

    Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

    Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte