Guia da Semana

Foto: Getty Images


Ao nascer, o bebê não tem muita noção de contrastes e cores. A visão se desenvolve aos poucos e só atinge maturidade por volta dos 5 anos de idade. Por isso, a visita a um oftalmologista deve ser realizada logo nos primeiros meses de vida e se repetir anualmente. Assim, é possível detectar qualquer problema e tentar evitar seu progresso.

Os casos mais comuns são miopia, astigmatismo, hipermetropia, que podem ser resolvidos com o uso de óculos corretivos, e a ambliopia, chamada de "olho preguiçoso". Nesta última, a visão não se desenvolve como deveria porque algo atrapalha a chegada da luz à retina. Geralmente, apenas um olho é afetado. O problema atinge cerca de metade das crianças estrábicas.

Para detectar, é preciso cobrir um olho do bebê e espalhar alguns objetos a aproximadamente cinco metros de distância, depois, cobrir o outro e ver se a reação foi a mesma nas duas situações. Então, um médico deve ser consultado. O tratamento é simples, o olho mais desenvolvido fica tampado, forçando o desenvolvimento do outro.

Antes da idade escolar, já é possível identificar outros problemas de visão. Repare se a criança usa poucas cores para pintar, tropeça com freqüência, tem dificuldade para ligar os pontos ou pintar dentro do contorno. Alguns brinquedos também podem ajudar, como os de encaixe e blocos coloridos, eles estimulam a percepção de formas, cores e espaço.

Nos maiorzinhos, alguns detalhes precisam ser observados. Como quando a criança fica muito perto da televisão, tem dificuldade de concentração, aproxima muito um livro para a leitura, apresenta baixo rendimento escolar ou não consigue escrever sobre a linha do caderno.

Se algum problema for detectado

É muito importante que os pais estimulem a criança a usar óculos e mostrem como este assessório é importante para sua vida. Do jeito que a molecada é danada, é bom escolher uma armação com material inquebrável e flexível. O momento de escolha pode ser divertido, fazer graças e elogiar são coisas importantes.

Cegueira Infantil

Estima-se que existam cerca de 1,5 milhão de crianças cegas no mundo. A deficiência visual pode acontecer por várias razões. Segundo dados do Hospital de Olhos, em aproximadamente 50% dos casos, ela poderia ser prevenida ou tratada.

Se a mãe desenvolver doenças como rubéola ou toxoplasmose durante a gestação, o filho pode nascer cego. Prematuridade, meningite, carência de vitamina A e algumas infecções também podem afetar a visão das crianças. Os primeiros exames podem ser feitos logo após o nascimento, o através de uma interconsulta oftalmológica.

Estas crianças precisam ser mais estimuladas a desenvolver os sentidos, como, por exemplo, através de brincadeiras com texturas, cheiros e sons. Um ensino especializado também ajuda na integração social. Os cegos precisam aprender a se locomover sozinhos, ser independentes, e, acima de tudo, terem auto-confiança.

Fontes:
SciELO - Biblioteca Científica http://www.scielo.br
Hospital de Olhos www.hospitaldeolhos.net
www.bengalalegal.com
Bibliomed - www.boasaude.com.br
Dra. Lígia Beatriz Bonotto - em www.oftalmopediatria.com.br

Atualizado em 6 Set 2011.