Guia da Semana

Foto: Getty Images

Parece que quanto mais nós crescemos mais responsabilidades adquirimos. Até aí, tudo certo, afinal é natural que as nossas atividades aumentem e mudem. Porém existem algumas coisas que adiantam essas responsabilidades. Para alguns, tomar decisões se tornou algo essencial, já que suas responsabilidades cresceram e eles não.

Existem alguns jovens que perdem os pais muito cedo. Esses adolescentes assumem uma postura firme diante das suas famílias e de si, com decisões sérias que eles mesmos não sabem se é certo ou errado.

Posso citar o exemplo de um amigo meu que, quando tinha apenas 14 anos, perdeu o pai. Ele teve de auxiliar na criação de sua irmã de 6 anos. Ele também precisou ajudar sua mãe na tomada de decisões e sempre estar presente como o homem da família.

Outro caso é quando o jovem começa a trabalhar muito cedo para ajudar a família. Ele tem a responsabilidade de trazer o dinheiro que a casa dele necessita, ou seja, sem ele pode faltar algo e sérios problemas poderão surgir.

Você já se colocou em alguma dessas situações? Bom, imagino que já. É uma posição muito difícil e isso é mais constante do que agente pensa. Acredito que existam milhões de jovens que passam por isso. Eles abrem mão de suas juventudes, para amadurecer rápido e virarem adultos, justamente pela necessidade.

Suas responsabilidades estão aumentando, pode ser que não sejam coisas tão sérias. Dê valor a essa fase e deixe que as coisas aconteçam devagar, sem pressa. Aproveite esse momento! Porém, se você tem de realmente amadurecer rápido, seja forte e não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda para um adulto, lembre-se de que você ainda é jovem e, como qualquer outro, tem dúvidas e medos.

Leia as colunas anteriores de Diego Aquino:

Difícil convivência

Difícil situação

Conheça antes

Quem é o colunista: Diego Aquino.

O que faz: Estudante de Jornalismo.

Pecado Gastronômico: Pizza.

Melhor Lugar do Brasil: Porto Seguro.

Para Falar com ele: [email protected] ou o siga no twitter

Atualizado em 6 Set 2011.