Guia da Semana

Fotos: Divulgação/Ski Mountain Park

Do teleférico se tem uma visão legal do parque e da pista

Você tem vontade de esquiar? Sim, de descer uma montanha sobre esquis deslizando sobre a neve. Pois saiba que isso é possível e nem precisa viajar para Bariloche, na Argentina, ou Aspen, nos Estados Unidos. É só ir para o Ski Park, na cidade de São Roque, a 54 km da capital paulista. Não, São Roque não tem neve, não fica em região de serra e lá nem faz - tanto - frio.

O legal da coisa, já que não tem neve, é que a pista de esqui é feita com uma espécie de tapete felpudo e macio de polietileno (um tipo de plástico), e é isso que dá a sensação de deslizar na neve. Para começar, você escolhe entre os esquis ou a prancha de snowboard - ambas são aptas para o esporte. Antes de descer pista abaixo, passe sobre um tapete com sabão de côco líquido, que deixa o equipamento ainda mais liso e facilita a descida. Daí para a frente - ou para baixo, depende do ponto de vista - é só aproveitar e sentir o vento no rosto, o chão passar rápido sob seus pés e curtir a brincadeira.

"E eu nunca esquiei na vida, eu posso esquiar?". Claro! Para descer pista abaixo, a idade mínima deve ser de sete anos. Há duas pistas, uma de treino - onde fica a maioria das pessoas - que não é muito inclinada e é reta, e uma de esqui mesmo, onde a descida é mais forte, longa e com curvas acentuadas, para quem já tem um pouco de prática. E você não precisa comprar o equipamento: o parque aluga tanto a prancha quanto o par de esquis.

E o parque não tem somente a pista de esqui, se bem que ela é uma das atrações principais. Outras atividades legais para ir com a galera são um tobogã de 350 m de comprimento e em três vias, um teleférico que passa por cima das pistas de esqui, arvorismo, tirolesa, um campo de paintball, arco e flecha, passeio a cavalo, playground, trilha ecológica e andar de bicicleta em quatro diferentes tipos de terrenos. E como tudo isso dá fome, o parque dispõe de um restaurante e lanchonete.

"Eu costumo chamar que aqui é um centro de lazer de montanha, e aproveito o que o parque já tem para criar as atividades. O arvorismo é entre as árvores que existem aqui, a trilha também", conta Roque Silva, administrador do parque. E lá é grande mesmo. A área total do Ski Park é de 320 mil m2, equivalente a 45 campos de futebol, e tudo isso a 1200 m de altitude.

Foto: Divulgação/Ski Mountain Park

O Ski Park também tem arvorismo, paintball e tirolesa

O parque fica ainda mais interessante no inverno, quando vai mais gente. A cada fim de semana é feito um campeonato de alguma modalidade esportiva. É lá, por exemplo, que acontece o Desafio Brasileiro de Snowboard, o único do Brasil que tem a aprovação da Federação Brasileira de Esportes na Neve. Nessa ocasião, sobre a pista é colocada uma camada de gelo, para dar mais realismo ao esporte. Tem também trekking, competição de mountain bike e motocross. O restaurante apresenta pratos que têm a cara da estação fria: festival de fondue, alcachofra (um tipo de flor comestível que é frequente na região) e comida da região da Patagônia Argentina.

Mas nem sempre foi assim. Não fosse pela paixão do esquiador gaúcho Davi Santini, a pista nunca existiria. "Ele inaugurou a primeira pista de esqui em Garibaldi, no Rio Grande do Sul, em 1969, e vislumbrou a possibilidade de instalar uma perto de São Paulo. Escolheu a cidade de São Roque e construiu a segunda aqui", lembra Silva. Entre os anos de 1976 a 1978, a pista recebeu muitos visitantes, mas por falta de incentivo acabou sendo fechada. "Não havia asfalto para chegar até o parque, nem muitos hotéis na cidade", conta.

O sonho de reabrir a pista sempre existiu, mas rolou mesmo somente depois que São Roque ganhou o título de estância turística - a cidade já era conhecida pela produção de vinhos. Em 1990, um grupo de investidores formado por uma das famílias mais tradicionais da região adquiriu a montanha e começou as obras do que veio a ser o Ski Mountain Park hoje. O trabalho todo levou oito anos, entre fazer o projeto paisagístico, deixar as pistas na inclinação certa e levantar toda a infra-estrutura. Em 1998 ele foi aberto ao público. "Não tinha sobrado nada da pista original, somente o boneco de neve de concreto que fica no meio do parque que é da época do [Davi] Santini", conta Silva. Uma bela opção de passeio para ir com a galera ou com a família, e descer morro abaixo - de esqui, claro.

Atualizado em 6 Set 2011.