Guia da Semana

Foto: Getty Images



Quem sou eu? Você não precisa bater a cabeça para se fazer esta pergunta, basta começar a questionar quem realmente é este ser interior que controla tudo o que você faz e pensa. Nesta fase de descobertas, muitas vezes procuramos em outras pessoas uma resposta para esta indagação, e nos inspiramos em alguns ídolos para determinar nossa forma de vestir, andar e até pensar.


Lembro da febre dos Rebeldes há alguns anos. Quantas meninas e meninos eu vi vestidos como os personagens da novela/banda. À procura de um estilo, os jovens costumam copiar os famosos, desde o modo como se vestem e falam, até seus interesses pessoais (ou os do personagem que eles interpretam). Quando era pequena, tentava me vestir como as garotas da novela teen Malhação e tive até uma fase de saiões indianos compridos por causa da Débora Blando (cantora que foi famosa quando eu tinha uns 10, 12 anos). Eu até usava o adesivo de testa (terceiro olho) que ela usava!

Foram muitas as personalidades que imitei, recriei e usei como base para tentar encontrar a minha identidade e muitos adolescentes fazem o mesmo. As febres nacionais, sejam elas bandas ou cantores de sucesso, novelas, programas e pessoas famosas, inspiram os jovens em busca de reconhecimento, pois eles vêem no ato de copiar celebridades uma oportunidade de se destacar e conquistar o seu espaço.

Vestir-se como uma estrela e agir como ela nos faz viver um pouco de sua fama e nos tira do anonimato completo. Além disso, enquanto ainda não definimos nosso estilo próprio, pegamos um emprestado. Não se trata tanto de fanatismo, faz parte da descoberta da identidade de cada um, que passa também pela identidade coletiva: quem sou eu na multidão? Aos poucos vamos descobrindo as respostas para esta e outras perguntas, e nos conhecendo cada vez mais.

Quem é o colunista: Fernanda Carpegiani - Uma jovem cheia de energia, que aproveita a vida de uma forma intensa e particular.

O que faz: Jornalista apaixonada.

Pecado gastronômico: Batata frita.

Melhor lugar do Brasil: Ubatuba - São Paulo.

Fale com ela: [email protected]

Atualizado em 6 Set 2011.