Guia da Semana

Foto: Divulgação

Diversas cidades do país promovem os roteiros do chocolate e prestam homenagens à data

É chegada a data onde o chocolate ganha diferentes formas, cores e sabores, e os viciados na delícia têm muito que aproveitar. Ao lado dos famosos sabores pascais como ovos e colombas, as fábricas de chocolate estão a todo vapor e os eventos dedicados aos "chocólatras" pipocam em diversas regiões do país.

Durante a Semana Santa, algumas marcas nacionais abrem suas produções para que o público possa conhecer de perto o processo de preparação do chocolate, desde a colheita do cacau até o momento em que o doce chega à embalagem. Já outras capitais recebem turistas e aficionados pelo ingrediente e oferecem atividades além do simples paladar achocolatado.

O frio aconchegante de regiões como Campos do Jordão (SP) e Gramados (RS), até o clima ameno de Vila Velha (ES) e o calor constante de Ilhéus (BA) são algumas das regiões que exalam o inconfundível aroma do chocolate, seja servido em barra, canecas e até mesmo na essência da fruta que lhe dá origem. Confira o Roteiro do Chocolate que o Guia da Semana montou para celebrar a data mais doce do ano e prepare-se para se render às tentações.

Chocofest

Foto: Divulgação

O desfile de Páscoa da Chocofest encanta adultos e crianças presentes na cidade

Tradicional na região sul do país, a Chocofest acontece em Gramado entre os dias 7 e 24 de abril. Unindo os doces e a religiosidade da época, o evento é um sucesso: exemplo disso é edição de 2010, que contou com cerca de 300 mil pessoas. Este ano, a festa traz novidades, a começar pela decoração feita com elementos da natureza, como palha, cascas de ovos, musgo e até mesmo coelhos de verdade.

Os comércios do local também entram no clima e decoram suas vitrines, e um júri elege e premia as melhores. O Planeta Chocolate é uma das paradas obrigatórias - lá é possível conferir a Casa da Bruxa, uma fábrica de chocolate encantada e outras atrações, como a Árvore da Vida e o palco onde acontecem inúmeras atividades e atrações.

Mascote do evento, o Conde Guloseima, ao lado dos demais personagens, promete animar a criançada. Os pequenos podem participar do chá da tarde com a Vovó Coelha, ouvir suas histórias, conhecer sua horta e seus coelhinhos, da Busca do Coelho da Páscoa, e da Caça ao Ninho, no domingo de feriado.

Dentro da programação religiosa, a Via-Crucis, que acontece em frente à Igreja Matriz São Pedro nos dias 18, 19 e 20 de abril traz a Procissão dos Passos, que conta com mais de 600 pessoas utilizando vestes monásticas e carros tematizados, que retratam a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo.

O Reino do Chocolate

Foto: Divulgação

O espaço é ideal para se conhecer a origem do chocolate e viajar nas magias do doce

Ainda no Sul do país, o Reino do Chocolate, em Gramado, ganhou uma nova decoração para a de Páscoa, com coelhos que se movimentam. O Coelho Rei, a Coelha Rainha, o Príncipe, a Princesa, os Bobos da Corte e outros animais brincalhões recepcionam os visitantes que chegam, logo na fachada do castelo. Já no interior do espaço temático, 12 coelhos fabricam ovos de chocolate na fábrica em miniatura e os visitantes podem apreciar também uma esteira em movimento com decoração toda automatizada com robôs mecatronic.

Construído em uma área de mais de 1,6 mil metros quadrados, o local é um passeio que impressiona os turistas. Além do Espaço Temático, os visitantes podem saborear as delícias do local em uma cafeteria e, caso queiram, levar para casa os produtos feitos na própria fábrica, vendidos em uma lojinha.

Fábrica da Garoto

Foto: Divulgação

Uma das marcas mais conhecidas do país, a Garoto abre as portas para o público

A visita à fábrica da Garoto é um dos programas mais badalados para quem viaja ao Espírito Santo. O tour pelo espaço na capital capixaba acontece desde outubro de 2000 e atrai 300 mil visitantes de todo o Brasil, todos os anos. Durante a visita, os turistas percorrem um trajeto de uma hora e meia, entre 'chocodutos' com mais de seis quilômetros de extensão e paradas para degustação, e recebem informações sobre os processos de fabricação dos produtos. Durante o trajeto, acontecem paradas para degustação, onde os visitantes podem experimentar bombons à vontade.

Durante a Semana Santa, os consumidores terão algumas horas a mais para fazer suas compras na Loja da Fábrica. Nos dias que antecedem o domingo comemorativo, a partir de 17 de abril, o espaço estará com horário de funcionamento diferenciado e com atrações especiais para a criançada. A fachada da loja e a passarela da empresa recebem decoração especial, e o Coelhinho da Páscoa estará por lá dos dias 11 a 24 de abril. Os pequenos poderão curtir sessões de pintura de rosto durante todos os sábados de abril. Para agendar as visitas é preciso entrar em contato pelo telefone: (27) 3320-1707.

Campos do Jordão

Foto: Divulgação

Para visitar a fábrica na serra paulista é preciso agendar um horário com antecedência

A cidade localizada na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, a aproximadamente 1,7 mil metros de altitude, é o roteiro ideal para os amantes das datas mais frias do ano e fica totalmente movimentada no feriado de Páscoa. Este ano, a região promove apresentações culturais com a Cia. Filarmônica, que se apresenta em dois espetáculos, além de outras atividades culturais. Na Sexta-Feira Santa sobe ao palco uma homenagem aos Beatles e, no sábado de Aleluia, grandes clássicos do cinema serão lembrados em um show de música e interpretação.

Os amantes do chocolate também podem se deliciar na região. A loja de fábrica do Chocolate Araucária e todo o processo produtivo do doce podem ser observados por visitantes da região. Há também um espaço cultural onde a história do chocolate é contada, junto com os processos de benefícios do cacau. A visita é gratuita e feita em grupos de 15 pessoas. Para realizar o passeio, é necessário fazer um agendamento pelo telefone: (12) 3668-9588. Os horários de visitação seguem o da loja de fábrica, das 10h às 18h, estendendo-se nos finais de semana, feriados e temporada.

Fazenda Yrerê

Foto: Divulgação

Na plantação de cacau os visitantes conhecem desde a história do fruto até a produção do chocolate

Na região Nordeste do Brasil, a Fazenda Yrerê oferece um passeio interessante para quem quer conhecer a essência do chocolate: o cacau. O local funciona há um século, e o roteiro é comandado por um guia, que mostra toda a história da fruta, explicando como chegou ao Brasil e se tornou um produto da região. O visitante participa também de uma pequena trilha (de aproximadamente 500 metros) por dentro da mata Atlântica para conhecer a plantação. Nela é explicado todo o processo de lavoura, cultivo e colheita do fruto.

Em seguida, o visitante chega até a chamada "barcaça", onde é explicado o processo de secagem e exportação da fruta e, por fim, na sede da fazenda, onde são servidos suco de cacau, chocolate caseiro e, claro, o próprio fruto. Chocolates rústicos, cacau em pó e amêndoas caramelizadas, tudo feito lá mesmo, estão à venda como souvenir. O tempo do passeio é de acordo com o ritmo dos visitantes e dura cerca de uma hora e meia. Para isso, é preciso agendar com antecedência no telefone: (73) 3656-5054 e o valor é de R$ 15,00, por pessoa.



Atualizado em 6 Set 2011.