Guia da Semana



Arroz, feijão, bife, batata frita e salada. Esse seria o prato perfeito para o gosto de qualquer criança, a não ser pelas folhas verdes e o tomate que elas tanto detestam. Deixar o almoço ou o jantar mais nutritivo é tarefa difícil para os pais. Para vencer a resistência a certos alimentos que os baixinhos não gostam, a nutricionista Roseli Rossi conta que opções como cremes, tortas, bolos, croquetes e hambúrgueres enriquecidos com os legumes e vegetais (normalmente resistidos pelas crianças) são formas de introduzir os alimentos saudáveis aos pequenos, sem que o gosto seja muito percebido.

Verduras, legumes, cereais integrais e frutas costumam ser os vilões da criançada. Para que elas não cresçam junto com esses preconceitos alimentares, algumas práticas educativas podem ser demonstradas no momento em que a refeição for feita junto à família. "Por isso é muito importante que os pais também prestem atenção à sua alimentação, porque os pequenos têm neles exemplo para tudo. A dica é fazer a criança participar das preparações, assim, os alimentos acabam se tornando mais comuns aos olhos dela", afirma a nutricionista.

Segundo a chef de cozinha Cris Maccarone, preparar uma receita simples e apresentá-la individualmente em formato pequeno é o ideal. "As crianças são visuais, por isso a apresentação é muito importante (nada a ver com sofisticação, prato montado como de chef ). Tudo o que é mini agrada os pequenos. Por exemplo, preparar suflês ou mini bolos salgados em formas individuais. Utilizar formatos de macarrão mais divertidos como gravatinha e orecchiette, acompanhados de um molho gostosinho e colorido, também encanta as crianças".


Frutas e legumes podem ser apresentados de forma lúdica

Além de várias receitas, os sucos podem ser um belo disfarce para quem não suporta verdes. Adicionados com frutas, o espinafre, a couve, a salsinha, a alface e o agrião podem se misturar a melão, abacaxi, pêra, laranja, maçã e água de coco. Cris comenta que suco de laranja com cenoura e beterraba pode ser uma boa saída. "Novamente o fator lúdico pode estar presente com a criança ajudando no preparo e decoração de um copo divertido, com um adereço feito por ela", diz.

Mas se mesmo com todo o disfarce, os pequenos não comerem uma verdura ou um legume, para repor esses nutrientes é preciso muita paciência. De acordo com Roseli, nesta faixa etária o metabolismo esta extremamente acelerado e é importantíssimo que haja uma alimentação mais completa e saudável possível. "Quando a criança tem déficit nutricional ou calórico pode haver um prejuízo no seu crescimento e saúde. Depois de uma avaliação, o especialista pode prescrever uma suplementação de nutrientes".

Vale lembrar que a criança tem que ter a ciência de que comer é divertido, mas comida não é brinquedo. "A hora da refeição tem que ser respeitada como um momento de prazer, sem ser associada a distrações do tipo comer em frente à TV, falar no telefone ou olhando para o computador, atendendo a celulares, acompanhada de uma leitura e assuntos que possam comprometer o prazer de desfrutar e prestar atenção a cada ingrediente", conclui a chef de cozinha.

Dicas da Chef
-Pegue metade de uma manga e corte em cubinhos, sem desfazer a metade (deixando esta metade virada para baixo no prato), e em cada cubo espete um palitinho, vai parecer um porco espinho.

-Coloque três uvas em um mesmo palitinho, formando uma formiga.

-Junte purê de inhame, que é altamente nutritivo, com purê de batatas.

-Faça um creme de espinafre e coloque requeijão.


Atualizado em 6 Set 2011.