Guia da Semana

Camuflagem na cozinha

Criar pratos com verduras e legumes que as crianças detestam parece difícil, mas com algumas dicas, seus filhos podem ter uma alimentação mais nutritiva e criativa



Arroz, feijão, bife, batata frita e salada. Esse seria o prato perfeito para o gosto de qualquer criança, a não ser pelas folhas verdes e o tomate que elas tanto detestam. Deixar o almoço ou o jantar mais nutritivo é tarefa difícil para os pais. Para vencer a resistência a certos alimentos que os baixinhos não gostam, a nutricionista Roseli Rossi conta que opções como cremes, tortas, bolos, croquetes e hambúrgueres enriquecidos com os legumes e vegetais (normalmente resistidos pelas crianças) são formas de introduzir os alimentos saudáveis aos pequenos, sem que o gosto seja muito percebido.

Verduras, legumes, cereais integrais e frutas costumam ser os vilões da criançada. Para que elas não cresçam junto com esses preconceitos alimentares, algumas práticas educativas podem ser demonstradas no momento em que a refeição for feita junto à família. "Por isso é muito importante que os pais também prestem atenção à sua alimentação, porque os pequenos têm neles exemplo para tudo. A dica é fazer a criança participar das preparações, assim, os alimentos acabam se tornando mais comuns aos olhos dela", afirma a nutricionista.

Segundo a chef de cozinha Cris Maccarone, preparar uma receita simples e apresentá-la individualmente em formato pequeno é o ideal. "As crianças são visuais, por isso a apresentação é muito importante (nada a ver com sofisticação, prato montado como de chef ). Tudo o que é mini agrada os pequenos. Por exemplo, preparar suflês ou mini bolos salgados em formas individuais. Utilizar formatos de macarrão mais divertidos como gravatinha e orecchiette, acompanhados de um molho gostosinho e colorido, também encanta as crianças".


Frutas e legumes podem ser apresentados de forma lúdica

Além de várias receitas, os sucos podem ser um belo disfarce para quem não suporta verdes. Adicionados com frutas, o espinafre, a couve, a salsinha, a alface e o agrião podem se misturar a melão, abacaxi, pêra, laranja, maçã e água de coco. Cris comenta que suco de laranja com cenoura e beterraba pode ser uma boa saída. "Novamente o fator lúdico pode estar presente com a criança ajudando no preparo e decoração de um copo divertido, com um adereço feito por ela", diz.

Mas se mesmo com todo o disfarce, os pequenos não comerem uma verdura ou um legume, para repor esses nutrientes é preciso muita paciência. De acordo com Roseli, nesta faixa etária o metabolismo esta extremamente acelerado e é importantíssimo que haja uma alimentação mais completa e saudável possível. "Quando a criança tem déficit nutricional ou calórico pode haver um prejuízo no seu crescimento e saúde. Depois de uma avaliação, o especialista pode prescrever uma suplementação de nutrientes".

Vale lembrar que a criança tem que ter a ciência de que comer é divertido, mas comida não é brinquedo. "A hora da refeição tem que ser respeitada como um momento de prazer, sem ser associada a distrações do tipo comer em frente à TV, falar no telefone ou olhando para o computador, atendendo a celulares, acompanhada de uma leitura e assuntos que possam comprometer o prazer de desfrutar e prestar atenção a cada ingrediente", conclui a chef de cozinha.

 Dicas da Chef
-Pegue metade de uma manga e corte em cubinhos, sem desfazer a metade (deixando esta metade virada para baixo no prato), e em cada cubo espete um palitinho, vai parecer um porco espinho.

-Coloque três uvas em um mesmo palitinho, formando uma formiga.

-Junte purê de inhame, que é altamente nutritivo, com purê de batatas.

-Faça um creme de espinafre e coloque requeijão.


Atualizado em 6 Set 2011.

Compartilhe

Comentários

Outras notícias recomendadas

Dia das Crianças no Rio de Janeiro 2016

Confira as opções de diversão na Cidade Maravilhosa para a data

Mais de 15 passeios em SP para curtir com crianças neste fim de semana

Opções de teatro, musicais e passeios gratuitos para ir em família e se divertir junto com os pequenos!

Beatles para crianças: 4 motivos para assistir à série Beat Bugs com seu filho

Primeira temporada da série infantil já está em cartaz na Netflix

Raposo Shopping oferece oficina gratuita para crianças que gostam de cozinhar

Atividade ensina aos pequenos receitas do programa "Tem Criança na Cozinha", do canal Gloob

4 motivos para levar as crianças para assistir ao espetáculo "Galinha Pintadinha em ovo de novo"

Peça fica em cartaz até dia 28 de agosto, no Teatro Net

Rede de cinemas oferece ingressos gratuitos para pais acompanhados dos filhos

Pais que forem ao cinema com os filhos no Dia dos Pais não pagam o ingresso nos cinemas Playarte