Guia da Semana

Foto: Getty Images

O primeiro dia de aula está chegando e controlar a euforia dos pequenos é tão complicado quanto conter a ansiedade dos pais. Para tornar esse período de transição mais tranquilo, é fundamental explicar para a criança que ela vai à escola e que os pais ficarão longe por um tempo, além de integrá-la ao processo. Mas nada de adiantar demais as orientações para não confundir o filho nem gerar ansiedade.

"É importante contar para a criança que ela vai para a escola, mas não precisa antecipar essa conversa, porque o tempo das crianças é diferente. Elas ainda não têm noção de amanhã, de semana que vem, de próximo ano. É preciso dosar a ansiedade dos pais para não transmitir isso para a criança", orienta Paula Fontana Fonseca, psicóloga do serviço de Psicologia Escolar da USP.

A especialista recomenda ainda que os pais busquem na memória referências dos tempo de colégio e relembrem como foram preparados e como se sentiram na época. "Nada melhor do que usar as próprias lembranças para selecionar o que foi bom e o que não foi e repassar aos filhos", destaca.

Outra dica da psicóloga para essa fase é integrar o filho no processo escolar, desde a escolha do colégio até a compra do material. "Alguns pequenos rituais são interessantes nessa fase e ajudam a marcar esse momento, a apresentar para a criança a ideia de ir à escola. Mostrar o uniforme para o filho e fazê-lo participar da preparação da mochila são alguns exemplos", completa Paula Fonseca.







Atualizado em 6 Set 2011.